Notícias
CIÊNCIA E SOCIEDADE
Caravana celebra parceria França-Brasil e estará na COP-30
Lançada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a CAPES/MEC, o Institut de recherche pour le développement (IRD/França) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a caravana fluvial Iaraçu celebrará a cooperação científica entre França e Brasil, com foco na Amazônia, e servirá para promover debates sobre mudanças climáticas, biodiversidade e desafios globais. A embarcação atravessará três estados até atracar em Belém (PA) para a cúpula dos presidentes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 6 e 7 de novembro.
A Iaraçu partirá de Manaus (AM) em 28 de outubro. O itinerário estabelece paradas em diversas cidades e comunidades ribeirinhas e mobilização de pesquisadores, instituições de ensino, organizações sociais para troca de conhecimentos. Além de Manaus e Belém, o trajeto prevê escalas em Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá e Breves. O barco marcará presença, ainda, nas deliberações sobre as mudanças climáticas durante a COP-30, entre 10 e 21 de novembro.
Para a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, “a academia tem capacidade de transformar a sociedade, mas também ser transformada por ela, em caminho de mão dupla”. O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, adicionou que “é muito importante dar voz a quem vive na floresta e contribui com conhecimentos fundamentais para a ciência”. As falas se deram no lançamento oficial da embarcação, em 27 de agosto.
Na quinta, 28, em Brasília, a gestora voltou a falar sobre o assunto. A consultores de seis áreas envolvidos na Avaliação Quadrienal 2021-2024, a presidente disse que a Iaraçu levará “a academia e os estrangeiros embarcados para próximo dos povos originários, visando divulgar ainda mais os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos educadores brasileiros nessas localidades”.
Também estiveram no lançamento oficial o embaixador da França, Emmanuel Lenain; a comissária da temporada da França no Brasil 2025, Anne Louyot; o diretor interino do Centro Franco-Brasileiro para a Biodiversidade Amazônica (CFBBA) e representante do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) no Brasil, Abdelfettah Sifeddine; e o professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Naziano Filizola.
Podem participar pesquisadores de todas as instituições de ensino superior do país. As inscrições se estenderão até 5 de setembro e devem ser realizadas pelo endereço Appel à proposition d'activités - IARAÇU Cap sur la COP30. A relação dos selecionados será divulgada em 15 de setembro. Para mais informações, consultar a representação do Institut de recherche pour le développement (IRD) no Brasil (https://pt.ird.fr/brasil), pelo e-mail: bresil@ird.fr.
Com informações da Ascom Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
