Notícias
SERVIÇOS PÚBLICOS
CAPES sedia encerramento da Mentoria para Ouvidorias
A CAPES sediou na última sexta-feira, 1º de agosto, o encerramento das atividades de Mentoria para Ouvidorias do Programa Melhorando a Experiência dos Usuários de Serviços Públicos (MEUS). Nesta edição, além da Fundação, a iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) teve a participação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Pesca e Aquicultura.
O objetivo da mentoria, promovida pela Ouvidoria Geral da União (OGU) da CGU, é avaliar a condução de um determinado serviço público durante o seu uso, a partir da experiência da pessoa usuária, com base em determinada metodologia. Com os resultados, melhorias são propostas.
Na abertura do evento, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Márcia Serra Ferreira, ressaltou o orgulho da Fundação em integrar o programa. “Essa participação certamente reconhece a relevância da nossa missão e reforça o nosso compromisso com a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade brasileira”, destacou.
Na mentoria, a CAPES fez a avaliação do Programa de Mestrado Profissionais para Professores da Educação Básica (ProEB). Foram entrevistados, em formato on-line, discentes e coordenadores nacionais e locais. De forma geral, os alunos afirmaram que a iniciativa é uma oportunidade única. “Nenhuma de minhas experiências de formação anterior se compara ao ProEB”, descreveram. Eles apontaram como desafios as desigualdades e as barreiras digitais, mas disseram que o curso “tem dado mais segurança na prática do ensino”.
A ouvidora da CAPES, Daniella Toscano, que conduziu a avaliação, identificou que as pessoas “se sentem muito felizes em serem ouvidas e que as realidades são diferentes e precisam ser consideradas.” Ela reforçou, em relação às perspectivas futuras, a proposta de adotar a mesma metodologia para avaliar outros serviços da Fundação.
A experiência do Ministério da Pesca e Aquicultura foi apresentada pelo coordenador da Ouvidoria, Gianfrancisco Schork, e a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, por Leonardo Lima. Pela ANP, a ação foi descrita pelo encarregado de Proteção de Dados Pessoais, Claudio Rocha. Também participaram do evento, o diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviço Público da Ouvidoria-Geral da União, Leonardo Alamy Martins e o diretor de Educação a Distância substituto da CAPES, Bruno Teles.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
