Notícias
MERCOSUL
CAPES participa de reunião sobre balanço de ações de educação no Mercosul
Dirigentes da CAPES participaram nesta quarta-feira, 22 de outubro, da 67ª reunião ordinária de ministros de Educação do Mercosul promovida, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC). O evento contou com a presença de delegações do Paraguai e Uruguai, além da Argentina por videoconferência. Representantes de governos, instituições de ensino, estudantes, professores e organismos internacionais (Unesco e Unicef) discutiram as ações realizadas e os resultados alcançados durante a Presidência Pro Tempore do Brasil, assumida durante o segundo semestre de 2025.
Representando o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o secretário-executivo, Leonardo Barchini, destacou que o MEC focou sua gestão à frente do bloco em três temas. “O Brasil propôs uma agenda educacional que articulou três eixos fundamentais: a educação nas regiões de fronteira como instrumento de integração regional, a alimentação escolar sustentável como política de permanência e saúde, e as ações voltadas à primeira infância e à alfabetização como base para a justiça social”, explicou.
Ele destacou que, ao longo do semestre, o Brasil realizou mais de 30 reuniões entre especialistas dos países-membros. Além disso, Barchini reafirmou que a educação é um eixo estratégico do desenvolvimento da região e elencou os desafios da inclusão que se “concentram na redução da desigualdade, no fim da evasão escolar e na oferta de educação de qualidade.”
Representando a presidente da CAPES, Denise Pires da Carvalho, o diretor de Avaliação, Antonio Gomes de Souza Filho, compartilhou com os participantes os resultados alcançados pela Comissão de Área de Formação Docente (CAFD) do Setor Educativo do Mercosul. A agência é a representante do Brasil na CAFD. “Os resultados expressam a convicção de que a integração regional também se faz pela educação”, enfatizou.
Uma das ações realizadas foi o seminário que discutiu a formação, o currículo e a carreira dos professores que atuam nos países do Mercosul. O encontro reuniu, em outubro de 2025, de forma presencial na CAPES/MEC e a distância, cerca de 150 representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, entre gestores, pesquisadores e integrantes dos ministérios da Educação desses países.
“Dessa interação resultou um diagnóstico sobre formação docente nos países, além da identificação de elementos comuns que servirão de base para futuros acordos”, reforçou. Ele mencionou ainda que foi lançada proposta de uma edição especial da Revista Brasileira Pós-Graduação (RBPG), da CAPES, dedicada ao tema formação e carreira docente no Mercosul.
O diretor também falou das ações da CAPES relacionadas à pós-graduação. Antonio Gomes ressaltou os investimentos nos programas Move La América, que trouxeram 729 estudantes dos países do Mercosul para o Brasil, da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), uma parceria entre instituições de ensino superior para mobilidade acadêmica, e o CAPES Global.Edu, criado para fortalecer e ampliar a cooperação internacional em parceria prioritária com os países do Sul Global.
Pela CAPES, também estiveram presentes a diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Marcia Serra Ferreira, e o diretor de Relações Internacionais, Rui Oppermann. Participaram da reunião o ministro de Educação do Chile, Nicolás Cataldo, o vice-ministro de Educação Superior e Ciências do Paraguai, David Velázquez Seiferheld, a subsecretária de Educação e Cultura do Uruguai, Gabriela Verde, e a conselheira e vice-presidente da Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) do Uruguai, Elbia Marinelly Lucas.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

