Notícias
TRANSMISSÃO AO VIVO
CAPES lança Programa Aurora e Plataforma Bertha Lutz
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) lança, nesta quarta-feira, 25 de março, o Programa Aurora, destinado ao apoio técnico-científico a professoras grávidas ou mães de crianças com até dois anos de idade vinculadas a programas de pós‑graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, por meio da concessão de bolsa de pós‑doutorado para suporte técnico às suas atividades de pesquisa e docência.
Março das Mulheres
Também nesta quarta-feira entra em funcionamento a Plataforma Bertha Lutz, o primeiro sistema de informações da agência a homenagear uma mulher. A nova ferramenta integra os dados de fomento da CAPES na pós-graduação stricto sensu, na formação de professores da Educação Básica e em ações de internacionalização da pesquisa e ciência brasileira. O novo ambiente digital é voltado para estudantes de pós-graduação, profissionais da educação, pós-graduandos e graduandas ou pesquisadoras e pesquisadores que recebem bolsas ou auxílios de qualquer modalidade no âmbito dos programas de fomento.
A plataforma reunirá processos de cadastro, inscrição, análise, acompanhamento, pagamento e prestação de contas, no âmbito do fomento. Atualmente, a CAPES tem duas plataformas que homenageiam personalidades: Newton Sucupira, voltada à pós-graduação, e Paulo Freire, à educação básica.
A apresentação das duas iniciativas será transmitida ao vivo, a partir das 14 horas, pelo canal da CAPES no YouTube, com a presença da presidente da Fundação, Denise Pires de Carvalho.
Bertha Lutz é reconhecida pela defesa dos direitos das mulheres
Bertha Lutz nasceu em 1894, em São Paulo, em uma família ligada à ciência. Formou-se na Universidade de Sorbonne, na França, em 1918. De volta ao Brasil, construiu carreira no Instituto Oswaldo Cruz e no Museu Nacional, destacando-se como pesquisadora. Ao mesmo tempo, tornou-se uma das principais lideranças na defesa dos direitos das mulheres. Fundou organizações e atuou de forma decisiva pela conquista do voto feminino.
Com forte presença internacional, participou de conferências e articulou avanços importantes para o feminismo. Em 1936, assumiu o cargo de deputada federal, defendendo igualdade salarial, licença-maternidade e melhorias nas condições de trabalho, mas teve o mandato interrompido, em 1937, com a instauração do Estado Novo. Retomou sua atuação científica e seguiu representando o Brasil em organismos internacionais. Em 1975, participou da Conferência Mundial da Mulher da ONU. Faleceu em 1976, deixando um legado marcante na ciência e na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO PROGRAMA AURORA E DA PLATAFORMA BERTHA LUTZ
Data: 25 de março (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Transmissão ao vivo: youtube.com/CAPES_Oficial
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
