Notícias
INTERNACIONALIZAÇÃO
CAPES inclui 14 cidades com valor adicional de localidade
A CAPES incluiu mais 14 cidades no exterior consideradas de alto custo para pagamento do adicional de localidade a pesquisadores brasileiros. A partir de agora, 593 destinos internacionais estão na nova lista, publicada nesta segunda-feira, 5 de maio, no Diário Oficial da União.
A nova relação, que consta da Portaria Nº 110/2025, incluiu Buenos Aires, La Plata e Neuquem, na Argentina; Havana, em Cuba; Alicante, Bilbao, Las Palmas de Gran Canaria, Málaga, Palma, Valência e Vitória-Gasteiz, na Espanha; Cidade do México e Monterrey, no México; e Montevideo, no Uruguai. As moedas locais e os valores permanecem os mesmos.
Desde 2024, a CAPES tem ampliado o número de cidades no exterior com o adicional de localidade. A primeira expansão para receber o auxílio extra ocorreu em fevereiro do ano passado, quando o quantitativo subiu de 188 para 579.
O benefício é pago mensalmente enquanto durar a bolsa de estudos para bolsistas de programas no exterior, no caso de bolsas novas, e pelo período restante das bolsas já em andamento. A medida valerá para todas as 593 cidades consideradas de alto custo pela CAPES.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
