Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
CAPES e Universidade de Havana vão criar Cátedra Jorge Amado

- Imagem: Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, e a reitora da Universidade de Havana, Miriam Nicado García, assinaram memorando de entendimento para ampliar a cooperação acadêmica entre as instituições (Divulgação)
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, e a reitora da Universidade de Havana, Miriam Nicado García, assinaram nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, na capital de Cuba, memorando de entendimento para ampliar a cooperação acadêmica, pedagógica e científica entre instituições brasileiras e a cubanas. O objetivo é promover a colaboração internacional e a realização de programas em conjunto voltados ao desenvolvimento social e econômico dos dois países.
Uma das metas da declaração de intenções é criar o Programa Cátedra Jorge Amado, com a finalidade de viabilizar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores nas modalidades cátedra, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Além disso, o programa pretende incentivar pesquisas na área de cultura e literatura, bem como a formação de professores e cientistas.

- Imagem: Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, e o ministro de Educação Superior da país, Walter Baluja García (Divulgação)
As atividades serão coordenadas por um comitê gestor com representantes da CAPES e da Universidade de Havana. O colegiado será responsável pelas questões técnicas, administrativas e financeiras e pela supervisão do funcionamento da cooperação. O memorando de entendimento terá duração de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
O documento faz parte do acordo de cooperação assinado entre a CAPES e o Ministério da Educação Superior de Cuba, em março de 2024, para promover ações conjuntas de pesquisa e ensino entre universidades brasileiras e cubanas. A parceria, firmada durante a CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES), em Brasília —, prevê atividades e projetos para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, além da transferência e difusão de tecnologia.
Em Havana, a presidente da CAPES visitou o Instituto Central de Ciência Pedagógicas e se reuniu com a vice-ministra de Educação Básica de Cuba, Cera Piñero Alonso, e o ministro de Educação Superior da país, Walter Baluja García. Também esteve na palestra da ministra de Educação cubana, Naima Trujillo Barreto. Em outra atividade, na terça-feira, Denise Pires de Carvalho fez uma palestra sobre as ações do governo brasileiro para assegurar educação de qualidade para toda a população.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
