Notícias
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPES cria avaliação do Pibid, com início dos trabalhos em 2026
A CAPES/MEC instituiu a Avaliação dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Avalia Pibid). Planejada ao longo da gestão, a medida foi concretizada pela Portaria nº 357/2025, publicada pela Coordenação na quarta-feira, 17 de dezembro.
O Pibid é uma ação da CAPES/MEC voltada à formação inicial de professores, que promove a inserção de estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a qualificação da docência.
A Avalia Pibid tem como objetivos aferir a qualidade dos Projetos Institucionais, subsidiar decisões sobre permanência, aprimoramento e fomento, promover uma cultura avaliativa orientada ao aperfeiçoamento contínuo, inspirada na experiência histórica da CAPES na avaliação da pós-graduação, e valorizar experiências institucionais consistentes e transformadoras na formação inicial de professores.
Os quesitos a serem observados são:
- desenvolvimento do projeto;
- formação discente e produção intelectual;
- institucionalização e relação com as redes de ensino.
Assim como na entrada e permanência de programas e pós-graduação no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Avalia Pibid será realizada por pares, com base em análise retrospectiva dos projetos e comparação entre iniciativas de características semelhantes, respeitadas as especificidades institucionais, regionais e formativas. A comunidade acadêmica vinculada ao Programa terá participação ativa em diferentes etapas do processo.
A estrutura da Avalia Pibid é composta por seis Grupos Temáticos (Pedagogia; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Exatas; Linguagens; Equidade; e Interdisciplinar), por um Grupo Transversal de Formação Docente, responsável pela avaliação global dos Projetos Institucionais, e por uma Comissão Coordenadora da Avaliação, que supervisionará e consolidará os trabalhos.
Os coordenadores e coordenadores adjuntos dos grupos serão designados pela CAPES, por meio da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), após chamada pública, consulta às Instituições de Educação Superior e a entidades científicas e acadêmicas, e análise pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB).
A avaliação será bienal, dividida em quatro semestres. No primeiro, ocorrerão a designação e a qualificação dos coordenadores e a avaliação referente ao ciclo anterior; no segundo, inicia-se a coleta de informações do ciclo em curso; no terceiro, são discutidas e aprimoradas as diretrizes para o ciclo seguinte; e, no quarto, ocorre a consolidação dos dados e a publicação das novas diretrizes.
Os trabalhos começam em 2026 e abarcarão 80 mil bolsistas e 290 instituições. A iniciativa reforça a institucionalidade do Pibid e sua perspectiva de continuidade, ao permitir maior previsibilidade no planejamento do Programa. Esse movimento contribui para minimizar riscos de descontinuidade na concessão de bolsas nos períodos de transição entre chamadas de seleção das IES.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
