Notícias
RELAÇÕES SUL-SUL
CAPES altera cronograma para Panamá, Angola e México
A CAPES/MEC prorrogou os prazos do Edital Conjunto nº 1, do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. O período de inscrições para o Panamá segue até 2 de março. Já para Angola e México, o novo prazo final é dia 19 do mesmo mês. Nas duas datas, o horário limite é às 17h. O formulário está disponível em https://inscricao.capes.gov.br.
O programa é fruto de parceria entre a Coordenação e o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Participam desse edital, ainda, a Universidade Agostinho Neto, com sede em Luanda, capital de Angola, a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), com sede na Cidade do México, capital do México, e com a Universidad de Panamá, com sede na Cidade do Panamá, capital do Panamá.
A chamada referente ao Panamá selecionará 50 professores da educação básica de instituições de ensino públicas brasileiras que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Na Cidade do Panamá, os participantes realizarão estudo de curta duração na Universidad de Panamá, além de visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. O início das atividades está previsto para 1º de julho.
Com relação à edição de Angola, serão selecionados 50 alunos que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas, matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os participantes desenvolverão ações formativas na Universidade Agostinho Neto, além de visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. O começo dos trabalhos está estimado para 3 de agosto.
Para o México, serão selecionados 50 discentes que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas e que estejam regularmente matriculados a partir do quinto semestre dos cursos de licenciatura de IES públicas. Esses alunos realizarão estudo de curta duração na FLACSO, para o desenvolvimento de ações como: participação em evento científico e visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. A data de início é a mesma de Angola.
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate ao racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições educacionais e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico, visando à promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
O programa seleciona estudantes para intercâmbios de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Também possibilita a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior de diferentes nações, contribui para a mobilidade de alunos e professores e estimula a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação voltadps à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo no Brasil.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
