Notícias
RELAÇÕES SUL-SUL
Caminhos Amefricanos: sai lista de selecionados para Angola
A CAPES/MEC divulgou na sexta-feira, 5 de setembro, a relação das 50 pessoas selecionadas para realizar intercâmbio de 15 dias em Angola pelo Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. O processo é parte do Edital Conjunto nº 4/2024, que também envolve seleções para o Peru, cujo resultado foi publicado em junho, e para a República Dominicana.
Na edição Angola, a seleção foi voltada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, matriculados a partir do 5º semestre em cursos de licenciatura. Os selecionados participarão de atividades na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, que incluem estudos de curta duração, participação em evento científico, visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus.
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul estimula a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições educacionais e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. A ação fortalece a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
O programa seleciona estudantes e docentes para intercâmbios de curta duração no exterior, em países da África, América Latina e Caribe. A ação promove a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior de diferentes nações, contribui para a mobilidade de alunos e professores e estimula a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na promoção da igualdade racial e do combate ao racismo no Brasil.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
