Notícias
RELAÇÕES SUL-SUL
Publicado resultado da edição Peru dos Caminhos Amefricanos
A relação com os nomes dos 50 professores de educação básica de instituições públicas brasileiras autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas que farão intercâmbios de 15 dias em Lima, capital peruana, foi publicada nesta segunda-feira, 2 de junho. A lista com o nome dos selecionados poderá ser consultada no resultado final da Edição Peru do Edital Conjunto N° 4/2024 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, publicado no site da CAPES e no Diário Oficial da União.
Em Lima, os participantes irão desenvolver atividades formativas em parceria com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, além de realizar visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. A instituição de ensino superior citada é a maior do Peru. Faltam, ainda, os resultados das edições Angola e República Dominicana, cujas seleções são regidas pelo mesmo edital.
O Programa Caminhos Amefricanos é fruto de trabalho conjunto da CAPES com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). As instituições parceiras nesta edição são a já citada Universidad Nacional Mayor de San Marcos, a Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola) e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) da República Dominicana, com sede em Santo Domingo.
Sobre o programa
O objetivo do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul é estimular e promover a troca de conhecimentos, experiências e permitir a criação de políticas públicas que contribuam para o enfrentamento do racismo no Brasil, bem como para a valorização da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana, no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais. As ações são realizadas por meio de intercâmbios internacionais de curta duração.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES