Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
‘Brasillinois’: CAPES e universidade dos EUA firmam acordo de mobilidade

- Imagem: Presidentes da CAPES e do Sistema Universitário de Illinois assinaram acordo de mobilidade acadêmica (Júlia Prado - CGCOM/CAPES)
A CAPES e o Sistema Universitário de Illinois assinaram nesta terça-feira, 25 de março, um acordo para envio de até 350 pós-graduandos brasileiros para a rede de instituições norte-americana até 2028. O orçamento previsto é de até R$ 41 milhões, com a concessão de bolsas de doutorado-sanduíche com duração de seis a dez meses.
O Programa de Mobilidade Brasillinois se concentrará em três temas: clima e sustentabilidade, saúde pública e medicina, democracia e inclusão. Para concretizá-lo, serão concedidas 50 bolsas em 2026, 100 em 2027 e 200 em 2028. O objetivo é ser um modelo pioneiro de cooperação entre o Sul Global e o ensino superior norte-americano.

- Imagem: Representantes da Fundação e da instituição norte-americana reuniram-se em Brasília (Júlia Prado - CGCOM/CAPES)
O primeiro edital será lançado ainda em 2025. “O acordo vai nos fortalecer. Cooperação, em vez, de competição, é a ordem do século 21”, disse a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. Adicionou o presidente do Sistema Universitário de Illinois, Timothy L. Killeen: “Nossa parceria pode servir de exemplo para o mundo”.
O Sistema Universitário de Illinois é formado por instituições públicas de ensino superior situadas em Chicago, Springfield e Urbana-Champaign. A parceria fechada nesta terça reconfigura um acordo de 2019, que só incluía a terceira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES