Notícias
Missão da ANA participa da Semana Regional da Água no Chile
Com foco em fortalecer a cooperação regional e o diálogo sobre governança hídrica, a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Ana Carolina Argolo participa da Semana Regional da Água 2025, que acontece até o dia 10 de outubro, próxima sexta-feira, em Santiago, Chile.
A missão, que também conta com a participação da assessora de diretor Fernanda Abreu, inclui a presença da dirigente em quatro eventos institucionais e técnicos que reúnem autoridades e especialistas da América Latina e do Caribe para debater a sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos.
Durante o evento, a diretora representará o Brasil em fóruns estratégicos como a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Latino-Americano da Água (CLA), a 26ª Conferência de Diretores e Autoridades Ibero-Americanas da Água (CODIA), o Seminário Internacional de Águas Transfronteiriças e a 5ª Edição dos Diálogos Regionais da Água 2025, promovida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
“É essencial fortalecer o multilateralismo e avançar com esforços concentrados, ações conjuntas, diálogo e alianças em todos os níveis, internacional, regional, nacional e nas bacias hidrográficas. A ideia é de união e fortalecimento mútuo”, destacou a diretora.
A participação da ANA na CODIA reforça o compromisso do Brasil com o intercâmbio técnico e institucional entre os países ibero-americanos. O encontro, apoiado pelo Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO para América Latina e Caribe (PHI-LAC) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), é reconhecido como um espaço estratégico de diálogo técnico, político e institucional sobre a gestão da água.
A diretora também participa da Reunião Ordinária do Conselho Latino-Americano da Água (CLA), fórum do qual a ANA é instituição fundadora e integra o Conselho de Governadores. Essa instância tem como objetivo fortalecer a cooperação regional, promover políticas de uso sustentável dos recursos hídricos e incentivar estudos sobre águas transfronteiriças.
Segundo Ana Carolina, os encontros são fundamentais para ampliar a cooperação e alinhar os países da região em torno de uma agenda conjunta de adaptação climática e segurança hídrica. “O aumento da temperatura global pode afetar a todos nós, independentemente de condição social, econômica ou ambiental. É hora de implementar o conceito de justiça climática, recompensando os países mais vulneráveis e em processo de desenvolvimento econômico”, afirmou Argolo.
A diretora também destacou a relevância das discussões para impulsionar compromissos regionais em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).
“Em breve, o Brasil sediará a COP 30, no coração da Floresta Amazônica, um local emblemático para o debate sobre emissões de gases de efeito estufa. O caminho a seguir exige que mantenhamos o tema da água no centro das discussões, promovendo a gestão compartilhada e sustentável e garantindo que os acordos e políticas se traduzam efetivamente em ações operacionais e mensuráveis no território. Devemos pensar globalmente e agir em conjunto para alcançar melhores resultados”, concluiu Argolo.
De acordo com a Portaria ANA nº 572/2024, a diretora possui a representação institucional da Agência junto ao Conselho Latino-Americano da Água e ao Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, além de ser ponto focal institucional do Memorando de Entendimento (MoU) com o Chile. Sua participação na Semana Regional da Água reforça o papel do Brasil na governança hídrica latino-americana e no fortalecimento da cooperação internacional para a gestão sustentável da água.