Notícias
Leonardo Góes Silva entra em exercício como diretor na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Leonardo Góes discursa durante sua sabatina na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal - Foto: Andressa Anholete / Agência Senado
Nesta terça-feira, 9 de setembro, Leonardo Góes Silva entrou em exercício no cargo de diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Com mandato até 15 de janeiro de 2029, o dirigente teve a Portaria de Pessoal INCRA nº 388/2025 com sua cessão à ANA pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (9). Além disso, o Termo de Posse de Leonardo foi assinado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em 8 de setembro.
O dirigente teve sua nomeação como diretor da ANA publicada no DOU de 29 de agosto juntamente com as nomeações de Cristiane Collet Battiston e Larissa Oliveira Rêgo. Esses documentos foram assinados durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), em 28 de agosto, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e de outras autoridades. Leonardo assumirá a vaga que foi ocupada por Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos.
No Plenário do Senado, em 19 de agosto, a indicação de Leonardo Góes Silva como diretor da ANA foi aprovada por 48 votos. Também houve dois contrários e uma abstenção nessa votação pelos senadores. Antes disso, o indicado foi aprovado com 13 votos e uma abstenção na sabatina da Comissão de Meio Ambiente (CMA), em 12 de agosto. No contexto da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo senador Fabiano Contarato, a indicação de Leonardo Góes Silva foi relatada pelo senador Eduardo Gomes.
Com a nova composição, a Diretoria Colegiada (DIREC) da ANA passa a ter maioria feminina, sendo integrada pela primeira vez por quatro mulheres entre as cinco cadeiras da instância máxima da Agência, que já conta com a diretora-presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios; a diretora Ana Carolina Argolo; e a diretora Larissa Oliveira Rêgo, que entrou em exercício em 1º de setembro; e a diretora Cristiane Collet Battiston, cujo mandato se iniciou em 2 de setembro. A DIREC possui cinco integrantes, sendo um(a) diretor(a)-presidente e quatro diretores(as).
Segundo o Regimento Interno da ANA, cabe à Diretoria Colegiada aprovar normas relacionadas à regulação do uso dos recursos hídricos, aprovar a definição das condições de operação dos reservatórios, aprovar normas relacionadas à segurança de barragens sob jurisdição da Agência, declarar corpos hídricos em regime de racionamento preventivo, entre outras atribuições. Segundo a Lei nº 13.848/2019, a Lei Geral das Agências Reguladoras, os(as) diretores(as) possuem mandato de cinco anos, não sendo admitida sua recondução.
Leonardo Góes Silva
Graduado em 2000 em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Leonardo Góes possui mestrado em Ciências Agrárias também pela UFBA em 2006. O agrônomo tem, ainda, MBA em Concessões e PPPs pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2021. Perito federal territorial pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, entre 2001 e 2023, Leonardo atuou em cargos públicos na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), INCRA, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), na Habitação e Urbanização da Bahia S/A (URBIS), na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok