Notícias
Documento de órgãos federais aponta riscos para elevação de nível de rios do RS com chuvas previstas para os próximos dias
Previsão do IPH/UFRGS
Documento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) informa que há uma previsão para fortes chuvas em Porto Alegre (RS) entre 10 e 13 de maio. São previstas tempestades no centro-leste e no nordeste do estado, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), com o um volume esperado de 150 milímetros de chuvas.
Além disso, a previsão de chuva volumosa nas bacias hidrográficas mais próximas à Região Metropolitana de Porto Alegre – como as bacias dos rios Gravataí, rio dos Sinos e rio Caí – pode elevar rapidamente o nível das águas do Guaíba, que vem registrando queda nos últimos dias e está com 4,89m às 17h15 desta quinta-feira, 9 de maio, na estação Cais Mauá C6, que pode ser acessada de forma simplificada no site da ANA.
O documento do INMET, CENAD e CEMADEN também informa que a bacia hidrográfica do rio Uruguai e seus afluentes localizados na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sulestá em Atenção, pois esses cursos d’água devem continuar subindo nos próximos dias.

- Previsão do IPH/UFRGS
Calibração do sensor da estação Cais Mauá C6
Em razão da previsão de chuvas para a região de Porto Alegre a partir desta sexta-feira (10), às 11h20 desta quinta-feira, 9 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA/RS) realizou, preventivamente, procedimento de rotina para calibração da estação telemétrica Cais Mauá C6 (código 87450004). Esse procedimento resultou no ajuste de 7 cm do nível do lago Guaíba, para menos, a partir das 11h30 desta quinta-feira (4,95m), com relação ao dado registrado às 11h15 (5,02m).
Portanto, os dados da estação disponibilizados a partir de 11h30 desta quinta-feira já estão ajustados e o equipamento de medição segue com sua confiabilidade preservada. Com isso,está confirmada a redução do nível do lago Guaíba, que vem sendo observada desde o último domingo, 5 de maio. Oportunamente serão ajustados os dados de nível anteriores à calibração, assim que identificado o instante em que se iniciaram as diferenças entre as leituras das réguas e aquelas registadas pelo sensor da plataforma de coleta de dados.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok