Notícias
Diretoria inaugura Painel Rios do Brasil em homenagem à diversidade hídrica do país
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) inaugurou, nesta terça-feira, 16 de dezembro, o Painel Rios do Brasil, instalado na entrada do Bloco M da sede da Agência, em Brasília. A iniciativa integra as comemorações pelos 25 anos de atuação da ANA e reúne amostras de águas de diferentes regiões do país, simbolizando a diversidade, a importância estratégica e os desafios da gestão dos recursos hídricos no Brasil.
O painel é composto por 25 amostras de rios e reservatórios, coletadas ao longo do ano em todas as regiões brasileiras, incluindo cursos d’água de grande relevância ambiental, social e econômica. A seleção contempla rios como Amazonas, São Francisco, Paraná, Tocantins, Madeira, Xingu, Tapajós, Tietê, Paraíba do Sul, entre outros, além do Açude Epitácio Pessoa, na Paraíba, e do Guaíba, no Rio Grande do Sul, marcado recentemente por eventos extremos.
Durante a cerimônia de inauguração, a diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez, destacou o caráter simbólico da iniciativa e agradeceu às equipes envolvidas na sua viabilização.“Gostaria de agradecer à Superintendência de Administração e Finanças por viabilizar este painel e a reforma da entrada da nossa Agência, que marca simbolicamente o início dos próximos 25 anos da ANA. A encomenda dos cristais em Poços de Caldas, em formato de gota, reforça a identidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico logo na entrada da instituição”, afirmou.
Ela também ressaltou o trabalho técnico envolvido na coleta das amostras. “Também agradeço à equipe da Superintendência de Gestão Hídrica, responsável por coordenar e orientar a coleta das 25 amostras de água, número que, inclusive, foi superado, garantindo um pequeno estoque para o futuro. Tivemos a participação de diretores, ministros e governadores em algumas dessas coletas realizadas pelo país. A todos os envolvidos, o nosso agradecimento”, completou.
Para o superintendente de Gestão Hídrica da ANA, Marcelo Medeiros, o painel traduz visualmente a missão institucional da Agência. “Nosso trabalho aqui está exposto de forma muito simbólica, porque o painel materializa, logo de início, aquilo de que cuidamos: os rios. Essa é a nossa missão”, afirmou.
O superintendente adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Wesley Gabrieli de Souza, explicou que a concepção do painel buscou ir além dos rios federais. Segundo ele, a instalação também incorpora um caráter informativo e educativo. “Temos amostras das águas, dos rios do Brasil, e um QR code ao lado, que permite acessar informações sobre o responsável pela coleta. É uma rede formada por vários órgãos e entidades, como estados, serviços geológicos e outros parceiros. Nesse QR code é possível ver quem coletou a amostra, dados básicos de qualidade da água, fotos do corpo hídrico, localização, informações de estação fluviométrica e outros elementos de caracterização”, detalhou.
O diretor da ANA, Leonardo Góes, ressaltou a relação entre o painel, a missão institucional e o fortalecimento da regulação. “A iniciativa resulta em um material que simboliza bastante a missão da Agência. A água está realmente no centro de todas as políticas e precisa ser reconhecida por todos. Esse painel, logo na chegada, dá uma boa amostra da grandeza do nosso país em relação à oferta hídrica e dos desafios que temos como guardiões desse bem precioso em um país continental”, comentou.
A diretora Cristiane Battiston associou a exposição aos desafios técnicos do monitoramento e da qualidade da água. “Quando eu olho essas garrafas, penso em laboratório, penso em qualidade da água e nos desafios que a gente ainda tem relacionados à água. Penso nas questões de medição, seja da qualidade, seja de sedimentos, e em tantas outras coisas em que ainda precisamos avançar. Espero que esse painel seja uma inspiração para cada um de nós”, afirmou.
Já a diretora Ana Carolina Argolo destacou o processo de construção coletiva da iniciativa. “Aqui foi uma jornada. Quando olhamos todas essas amostras, vemos que foi uma oportunidade de troca com os estados, com os governadores, e que a experiência de coletar esses dados também mostrou realidades locais muito importantes. Para quem vem de fora, essa entrada aqui representa o que fazemos na Agência, permite que se enxergue isso logo de cara”, disse.
A diretora Larissa Rêgo ressaltou a trajetória institucional da ANA e os desafios futuros. “Conseguimos ver toda a trajetória da Agência ao longo desses 25 anos e a maturidade que ela alcançou hoje. O Brasil é riquíssimo, mas, quanto mais andamos pelo país, mais percebemos que ainda existem muitos desafios a cumprir”, afirmou.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok