Notícias
Diretora-presidente da ANA debate segurança hídrica no contexto de mudanças climáticas em evento durante a COP30
Diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez (à dir.), com os demais participantes do painel Segurança Hídrica e Cooperação para a Resiliência Climática em Belém (PA) - Foto: Filipe Marques / Banco de Imagens ANA
Durante o evento Estação Amazônia Sempre, que acontece durante a COP30, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez, representou a autarquia no debate com o tema Segurança Hídrica e Cooperação para a Resiliência Climática na Amazônia na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro. Esse debate foi promovido pelo Programa de Coordenação Regional Amazônia Sempre, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).
Além da diretora-presidente da ANA, estiveram nessa discussão organizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira; a assessora técnica da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MIDR, Marina Romão; a representante do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR na sigla em inglês) Adriana Santana; e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Daniel Salazar.
Em sua fala, Sánchez mencionou como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico tem considerado as mudanças climáticas em seu trabalho de regulação dos recursos hídricos. “Com os eventos que aconteceram em 2024 no Brasil, as secas na região Norte e as cheias no Sul, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, a ANA incorporou a variável de mudança do clima em todas as modelagens hidrológicas”, destacou.
A diretora-presidente da ANA ponderou que as mudanças climáticas são vivenciadas pela população por meio das águas em excesso ou em falta. “Os efeitos das mudanças do clima sobre as pessoas são sentidos através da água, seja pelo excesso de água em enchentes, que acabam causando danos patrimoniais, perdas de vidas e outros danos incontáveis nas nossas populações, como esse evento que aconteceu agora no fim de semana no Estado do Paraná, ou pela ausência de água com as secas.”
Amazônia Sempre
O Programa Amazônia Sempre está ancorado em uma perspectiva territorial que representa uma abordagem estratégica para o BID, migrando de modelos convencionais de desenvolvimento país a país para uma abordagem regional integrada que reconhece que os 8,4 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia, quase o dobro da extensão da União Europeia e equivalente ao sexto maior país do mundo, constituem uma realidade territorial que transcende as fronteiras nacionais e exige respostas adequadas aos desafios regionais.
Sobre a COP30
A COP30 é a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um encontro global anual no qual líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo e esta edição será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok