Notícias
Cristiane Battiston representa o Brasil em missão internacional sobre governança hídrica na OCDE e na UNESCO
A diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Cristiane Battiston, cumpriu missão internacional entre os dias 21 e 23 de janeiro, com participação em agendas estratégicas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), fortalecendo a atuação do Brasil nos debates internacionais sobre governança dos recursos hídricos. A coordenadora de gabinete da ANA, Tauana Monteiro, também integrou a agenda.
Nos dias 21 e 22 de janeiro, a diretora participou da 21ª Reunião da Iniciativa para Governança da Água da OCDE (WGI/OCDE), realizada em Barcelona. Ao longo do encontro, foram discutidas as estratégias para a implementação dos 12 Princípios da Governança da Água, com foco em instrumentos e ferramentas voltados à capacitação dos atores envolvidos com recursos hídricos em todos os níveis. Também estiveram em pauta as lições aprendidas após dez anos do lançamento desses princípios e os próximos passos para o aprimoramento desse importante referencial.
Os debates avançaram ainda sobre a governança dos recursos hídricos em diferentes escalas, a forma como o setor da água tem lidado com os avanços em dados e informações, especialmente no contexto da desinformação e da inteligência artificial, e os impactos da inovação na gestão dos recursos hídricos.
Durante o evento, foi apresentado o relatório recentemente concluído pela OCDE sobre Governança da Água e Resiliência Climática na Hungria, seguido de debates sobre boas práticas adotadas em outros países e troca de experiências entre os participantes. A programação incluiu, ainda, a apresentação de eventos recentes relacionados aos recursos hídricos e da agenda prevista para 2026.
A reunião contou também com uma sessão especial de exibição de filmes vencedores do concurso “Let’s talk about water”, promovido pela instituição, com produções curtas voltadas a soluções baseadas na natureza para regiões áridas, retratando experiências de comunidades tradicionais de países como Paquistão, Chade, Tunísia e regiões do leste da África.
Criada em 2013, a Iniciativa para Governança da Água da OCDE (WGI/OCDE) é uma rede que reúne representantes de governos nacionais, autoridades locais e de bacias hidrográficas, reguladores, organizações internacionais, instituições financeiras, organizações não governamentais, prestadores de serviços, acadêmicos e especialistas independentes. A iniciativa é coordenada pelo Centro da OCDE para Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades, responsável por temas como economia circular, recursos hídricos e economia azul. Entre seus principais objetivos estão a promoção do diálogo técnico multissetorial, o apoio a governos por meio de revisões por pares de suas práticas em recursos hídricos, a elevação do tema da governança da água na agenda global, o apoio à implementação dos Princípios da OCDE sobre Governança da Água e a garantia de continuidade do debate nos principais fóruns internacionais do setor.
UNESCO
No dia 23 de janeiro, em Paris, Cristiane Battiston participou de reuniões com toda a equipe responsável pelo Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO. Pela manhã, os chefes de equipe apresentaram detalhadamente seus portfólios de atividades. Também foi feito um relato sobre a avaliação do Plano Estratégico da 9ª fase do PHI, com explicações sobre o processo de coleta e análise de dados, bem como a apresentação dos achados e possíveis recomendações para correção de rumos. Os debates abordaram ainda a situação orçamentária do Programa, os principais desafios identificados e reflexões sobre o futuro do PHI.
No período da tarde, as discussões se concentraram na agenda da 27ª Sessão Ordinária do PHI, prevista para junho, que será presidida pela diretora, na condição de presidente do Programa. Ainda no mesmo dia, ela participou de reunião na Missão do Brasil junto à UNESCO, com a diplomata Paula Rassi e a embaixadora Paula Alves de Souza.
O PHI constitui uma plataforma de cooperação que permite aos países-membros da UNESCO desenvolver políticas públicas de recursos hídricos fundamentadas na ciência, desempenhando papel essencial diante dos crescentes desafios globais relacionados à segurança hídrica.
Em novembro de 2025, após uma eleição histórica, Cristiane Battiston foi eleita presidente do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo nos 50 anos de existência do Programa.
A participação da diretora Cristiane Battiston nas agendas da WGI/OCDE e do PHI da UNESCO, como representante do Brasil, reforça o papel da Agência como interlocutora estratégica do Brasil em temas de governança hídrica, especialmente em um contexto no qual a gestão sustentável da água assume centralidade nas discussões globais sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok