Notícias
ANA visita a SP Águas para fortalecer o monitoramento do Cantareira
Diretora-´presidente da ANA, Veronica Rios (centro), em visita à SP Águas em São Paulo (SP)
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nesta semana, uma visita institucional à SP Águas para reforçar o monitoramento conjunto do Sistema Cantareira. O encontro ocorreu em um momento decisivo: o reservatório entra em faixa de restrição a partir desta quarta (1/10), conforme comunicado conjunto publicado pelas duas instituições.
Durante a reunião, técnicos da ANA e da SP Águas avaliaram a atual situação hídrica, revisaram as medidas em curso e discutiram as tendências projetadas para os próximos meses. A iniciativa tem como objetivo alinhar estratégias que garantam maior segurança hídrica para a Região Metropolitana de São Paulo, que depende do Cantareira como uma de suas principais fontes de abastecimento.
A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez, ressaltou a relevância da reunião presencial. “Esse encontro foi fundamental para alinharmos de perto todas as ações necessárias. Reforçamos as medidas de monitoramento, avaliamos a situação de forma conjunta e discutimos as tendências projetadas para os próximos meses. Esse diálogo direto fortalece a cooperação institucional e nos permite agir com mais agilidade diante dos desafios que o Cantareira apresenta”, destaca.
Para a diretora-presidente da SP Águas, Camila Viana, a visita reforça o compromisso das instituições com a governança federativa da água. “Receber representantes da ANA em nossa sede reforça o compromisso das agências reguladoras com a gestão federativa integrada e sustentável dos recursos hídricos. Essas visitas nos permitem trocar experiências, fortalecer a cooperação entre órgãos e avançar em soluções que garantam a segurança hídrica.”
A comitiva da ANA foi composta pela diretora-presidente Verônica Sánchez da Cruz Rios, pela chefe de gabinete Cláudia Kattar e pelo superintendente de Operações e Eventos Críticos, Joaquim Gondim. Eles foram recebidos na sede da SP Águas pela diretora-presidente Camila Viana e pelos diretores Ana Paula Brittes, Anderson Esteves e Nelson Lima.
Durante a agenda, os representantes da ANA conheceram a Sala de Situação da SP Águas, espaço dedicado ao monitoramento em tempo real de reservatórios, rios e sistemas hídricos do Estado de São Paulo.
Com a agenda em São Paulo, a ANA reafirma seu papel de liderança na governança dos recursos hídricos do País, promovendo a articulação entre diferentes instituições para assegurar a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e de todo o território nacional.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok