Notícias
Agência realiza reunião com secretários para discutir gestão integrada de recursos hídricos
reunião com secretários para discutir gestão integrada de recursos hídricos
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizou nos dias 1º e 2 de dezembro o evento Diálogo Federativo para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil. A reunião teve como objetivo ampliar o diálogo federativo e o fortalecimento dos sistemas estaduais de gestão de recursos hídricos, a gestão integrada das águas no país e reunir os estados para compartilhar experiências, desafios e avanços na área.
Durante o 1º dia, Larissa Rêgo, diretora da ANA, apresentou sobre os desafios da gestão integrada de recursos hídricos no Brasil, explicando a agenda de Cooperação da ANA com os estados. Outros temas estratégicos também foram detalhados, como o Pacto pela Governança das Águas, o PROGESTÃO, a Integração Nacional da Regulação: Plataforma Águas Brasil e as Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. O período também foi dedicado à manifestação dos secretários estaduais de recursos hídricos sobre a visão da gestão de recursos hídricos e a estruturação dos órgãos, além de possibilitar ouvir sugestões, demandas e casos de sucesso de seus estados.
Foi realizado também uma apresentação dedicada às mudanças climáticas e aos impactos diretos que elas provocam nos recursos hídricos, ressaltando a urgência de ações coordenadas e de um planejamento voltado para enfrentar desafios cada vez mais complexos. O evento ainda apresentou a Plataforma ÁGUAS Brasil, um lançamento voltado à regularização do uso da água, que integra informações e facilita o acesso a dados essenciais para aprimorar os processos regulatórios em todo o país.
O encontro seguiu na terça-feira, 2 de dezembro, com uma oficina dedicada à criação de ações e soluções para fortalecer o Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA). O Fórum é um espaço estratégico para avaliar a situação atual, alinhar conceitos, promover debates e trocar experiências que influenciam diretamente as políticas públicas de gestão de recursos hídricos no Brasil. Durante a oficina, os participantes refletiram sobre os desafios de cada estado e propuseram iniciativas inovadoras, que buscam integrar os órgãos gestores e aprimorar a governança das águas de forma colaborativa e eficiente.
A iniciativa reforça a importância da cooperação entre a ANA e os estados, permitindo o alinhamento de estratégias, a troca de conhecimentos e a consolidação de parcerias fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes.