Notícias
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e SGB inauguram estação da Usina do Gasômetro em Porto Alegre (RS)
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), juntamente com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), inaugurou no dia 25 de setembro a estação de monitoramento hidrológico da Usina do Gasômetro em Porto Alegre (RS), que passa a fazer parte das 33 estações hidrometeorológicas do Sistema de Alerta Hidrológico do Guaíba (SAH Guaíba). A estação precisou ser instalada no contexto da enchente histórica de maio de 2024 na capital do Rio Grande do Sul.
A diretora da ANA Cristiane Battiston participou da inauguração e comentou sobre a importância dos dados gerados para a operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). “Essa é uma estação muito importante para a medição do nível do Guaíba, uma medição que vai chegar em tempo real para o Sistema [SAH Guaíba], para o conhecimento de toda a comunidade. A RHN é de responsabilidade da União e o SGB opera 80% das estações”, pontou a dirigente.
O intuito é que haja emissão de boletins de previsão sempre que os rios atingirem a cota de alerta nos pontos monitorados. Os dados ficam disponíveis no site do SGB e são enviados para a Defesa Civil, para ANA, para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Diante da enchente histórica que atingiu o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024, foi necessária a adoção da estação Usina do Gasômetro para o monitoramento do rio Guaíba em Porto Alegre, que vinha tradicionalmente sendo acompanhado pela estação fluviométrica Cais Mauá C6 (código 87450004). Esse equipamento operado pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS) foi danificado pela enchente histórica e teve seu funcionamento interrompido em 2 de maio de 2024.
No contexto da instalação da estação Usina do Gasômetro (código 87450020), a ANA e o SGB adequar a série histórica nessa estação desde 3 de maio de 2024, subtraindo 1,18m nos níveis verificados nesse ponto na região do Gasômetro, considerando o Marco 1788A IBGE com o nível médio do mar, que é o mesmo referencial utilizado pelas instituições nas demais estações da Rede Hidrometeorológica Nacional no delta do Jacuí, rio Guaíba e laguna dos Patos. Tal série já está disponível no sistema Hidrotelemetria em www.snirh.gov.br/hidrotelemetria, assim como no sistema SACE Guaíba em www.sgb.gov.br/sace.