Notícias
Agência disponibiliza novo Plano de Transformação Digital para o período de 2025 a 2027
Homem segurando celular e elementos gráficos de tecnologia - Foto: Freepik
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou em sua 1012ª Reunião Administrativa Ordinária, em 18 de julho, o Plano de Transformação Digital (PTD) para o período de 2025 a 2027. Esse é um instrumento de planejamento e pactuação de implementação de ações de governo digital dos órgãos e entidades da Administração Pública federal junto à Secretaria de Governo Digital (SGD), órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), e à Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O novo PTD da ANA busca aprimorar a experiência dos usuários, facilitando e ampliando o acesso aos serviços por meio de canal digital. Quanto aos dados e infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), o objetivo é aprimorar a coleta, o armazenamento, tratamento, integração, qualidade e a disponibilidade dos dados; ampliando a capacidade analítica e políticas de transparência.
Em relação aos processos internos, o Plano tem como metas tornar mais eficientes os processos de trabalho que sustentam as atividades da ANA, com amparo tecnológico; e aperfeiçoar o sistema de governança de tecnologia da informação e comunicação, buscando alinhamento estratégico e benefícios efetivos à sociedade. Além disso, o novo documento busca prover infraestrutura tecnológica segura e de alto desempenho, assim como aprimorar o ecossistema de segurança da informação e comunicações na Agência.
Conforme o Decreto nº 12.198, de 24 de setembro de 2024 o PTD visa a implementar ações relacionadas à Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) na Administração Pública Federal, que institui a EFGD para o período de 2024 a 2027, que é baseada no cidadão e deve ser inclusiva; integrada e colaborativa; inteligente e inovadora; confiável e segura; transparente, aberta e participativa; e eficiente e sustentável.O primeiro PTD da ANA foi elaborado em meados de 2020, ainda de forma consolidada com o então Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR), para um período de dois anos. Posteriormente houve a pactuação de um novo plano, específico da Agência, para os exercícios de 2022 e 2023, que foi revisado em 2023 com vigência até 2026.