Notícias
8º Fórum Mundial da Água é apresentado em simpósio de recursos hídricos
Apresentação do 8º Fórum Mundial da Água - Foto: Divulgação ABRH
Sob coordenação do diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, o 8º Fórum Mundial da Água foi apresentado durante o XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Florianópolis (SC). Na ocasião foram apresentadas perspectivas para realização do evento que pretende reunir mais de 40 mil pessoas entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.
Atuando também como diretor executivo do 8º Fórum, Ricardo Andrade destacou a dimensão do evento. “Temos mais de mil instituições engajadas no processo de organização do Fórum. Estamos trabalhando com afinco para promover um encontro para discutir problemas e soluções para os problemas de água, para inserir a temática da água na agenda política do Brasil”, disse.
Outra inciativa do 8º Fórum que ganhou destaque na programação do Simpósio foi o Fórum Cidadão, que abrirá espaço para que pessoas que não atuam no setor de recursos hídricos tenham contatos com as questões afetas à temática da água.
O objetivo do Fórum Cidadão, grupo que integra as reuniões preparatórias para o 8º Fórum Mundial da Água, é, desde já, levantar temas de interesse da coletividade e dialogar com a sociedade a fim de levar ao Fórum reflexões e propostas sobre temas diversos.
Com a estratégia de mobilizar a sociedade para a importância do tema água, a organização do Fórum Cidadão pretende conquistar a adesão da população brasileira no movimento apelidado de “ocupe a cidade”, com anuência da coordenação-geral do 8º Fórum Mundial da Água. Os estrangeiros que vierem ao Brasil participar do Fórum também serão acolhidos para enriquecerem a troca de experiências nesses espaços de convivência e interação.
Na opinião de Lupércio Ziroldo, presidente da Comissão do Processo Cidadão do 8º Fórum Mundial e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), o evento é uma excelente oportunidade para promover a integração e a cooperação entre os diferentes atores das diferentes bacias hidrográficas brasileiras. “É fundamental o compartilhamento de boas práticas na gestão de recursos hídricos e o 8º Fórum Mundial da Água abre o espaço para que isso aconteça de forma ampla, envolvendo quem trabalha no setor e quem não lida diretamente com a gestão de recursos hídricos”, afirmou.
Para alcançar o objetivo e fazer com que haja efetiva ocupação de espaços púbicos em Brasília para discussões em torno da temática água, o Governo do Distrito Federal concedeu permissões para uso de espaços que abrigarão programações específicas e garantirão o sucesso do evento. Além do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que servirá como sede oficial do 8º Fórum Mundial da Água, o Cine Brasília e a Funarte fazem parte da lista de espaços públicos almejados pela organização para o movimento “ocupe a cidade”.
Segundo a organização do 8º Fórum, a intenção é proporcionar amplos e gratuitos espaços, físicos e virtuais, para que a população se informe sobre ações voltadas aos recursos hídricos e participe manifestando suas opiniões.
Mais informações sobre o 8º Fórum Mundial da Água podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br.