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Perguntas Frequentes (FAQ)

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Publicado em 20/10/2025 11h49
    • Onde retirar os absorventes?

      Em qualquer Farmácia Popular do Brasil credenciada ao Programa Dignidade Menstrual.

    • Onde encontrar uma Farmácia credenciada?

      No Painel de Endereço das Farmácias é possível encontrar a farmácia mais próxima de você. Caso tenha dificuldade em acessar o painel, se dirija à UBS ou ao CRAS/CREA para solicitar apoio.

    • Moro em uma cidade que não tem Farmácia Popular. O que devo fazer?

      Os absorventes podem ser retirados em qualquer município e não necessariamente onde você mora.

    • Posso pegar absorventes para pessoas conhecidas (terceiros) ou para alguém da minha família? Como?

      Sim. Por meio de procuração de pessoa física (representante legal) que especifique e permita a retirada dos absorventes.

    • Adolescentes menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável para retirar os absorventes na Farmácia Popular?

      Não. Pessoas menores de 18 anos podem retirar os absorventes sozinhas, sem a necessidade de acompanhamento de um responsável, nos estabelecimentos credenciados da Farmácia Popular.

    • Quantos absorventes poderão ser retirados?

      Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes menstruais para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

    • É possível retirar absorventes de meses anteriores se esquecer de ir à farmácia?

      Não. É importante não atrasar a ida à farmácia, pois não poderão ser feitas retiradas referentes a meses anteriores.

    • O que fazer se não achar pacote de 40 unidades na farmácia?

      A Farmácia Popular poderá dispensar pacotes com menos de 40 unidades para completar a quantidade autorizada para cada dois ciclos menstruais, desde que não ultrapasse o limite de 40.

    • É possível escolher o tipo de absorvente?

      Sim! A pessoa usuária pode escolher o tipo que melhor se adapta às suas necessidades e conforto, mas a oferta dependerá do estoque disponível na farmácia e é limitada aos absorventes externos.

    • É possível escolher a marca do absorvente?

      Não. O programa garante o fornecimento do item, mas não a escolha da marca, que depende da disponibilidade da farmácia.

    • A autorização tem validade?

      Sim. Cada autorização tem duração de 180 dias (seis meses) e uma vez utilizada, deve ser reemitida. A emissão da nova autorização poderá ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital ou em qualquer UBS.

    • Se a pessoa usuária esquecer de retirar os absorventes em um ciclo, após a emissão da autorização, pode acumular para a próxima retirada?

      Não. As retiradas devem ser feitas dentro do período previsto (180 dias após a emissão da autorização) e não pode ser feita mais de uma retirada em um período de 56 dias.

    • O que é necessário para retirar os absorventes?

      É preciso apresentar à Farmácia Popular:

      • Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
      • “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital ou por meio da UBS mais próxima.
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