Perguntas Frequentes (FAQ)
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Onde retirar os absorventes?
Em qualquer Farmácia Popular do Brasil credenciada ao Programa Dignidade Menstrual.
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Onde encontrar uma Farmácia credenciada?
No Painel de Endereço das Farmácias é possível encontrar a farmácia mais próxima de você. Caso tenha dificuldade em acessar o painel, se dirija à UBS ou ao CRAS/CREA para solicitar apoio.
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Moro em uma cidade que não tem Farmácia Popular. O que devo fazer?
Os absorventes podem ser retirados em qualquer município e não necessariamente onde você mora.
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Posso pegar absorventes para pessoas conhecidas (terceiros) ou para alguém da minha família? Como?
Sim. Por meio de procuração de pessoa física (representante legal) que especifique e permita a retirada dos absorventes.
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Adolescentes menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável para retirar os absorventes na Farmácia Popular?
Não. Pessoas menores de 18 anos podem retirar os absorventes sozinhas, sem a necessidade de acompanhamento de um responsável, nos estabelecimentos credenciados da Farmácia Popular.
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Quantos absorventes poderão ser retirados?
Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes menstruais para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
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É possível retirar absorventes de meses anteriores se esquecer de ir à farmácia?
Não. É importante não atrasar a ida à farmácia, pois não poderão ser feitas retiradas referentes a meses anteriores.
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O que fazer se não achar pacote de 40 unidades na farmácia?
A Farmácia Popular poderá dispensar pacotes com menos de 40 unidades para completar a quantidade autorizada para cada dois ciclos menstruais, desde que não ultrapasse o limite de 40.
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É possível escolher o tipo de absorvente?
Sim! A pessoa usuária pode escolher o tipo que melhor se adapta às suas necessidades e conforto, mas a oferta dependerá do estoque disponível na farmácia e é limitada aos absorventes externos.
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É possível escolher a marca do absorvente?
Não. O programa garante o fornecimento do item, mas não a escolha da marca, que depende da disponibilidade da farmácia.
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A autorização tem validade?
Sim. Cada autorização tem duração de 180 dias (seis meses) e uma vez utilizada, deve ser reemitida. A emissão da nova autorização poderá ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital ou em qualquer UBS.
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Se a pessoa usuária esquecer de retirar os absorventes em um ciclo, após a emissão da autorização, pode acumular para a próxima retirada?
Não. As retiradas devem ser feitas dentro do período previsto (180 dias após a emissão da autorização) e não pode ser feita mais de uma retirada em um período de 56 dias.
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O que é necessário para retirar os absorventes?
É preciso apresentar à Farmácia Popular:
- Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
- “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital ou por meio da UBS mais próxima.
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Onde retirar os absorventes?