Notícias
PESCA ARTESANAL
MPA e Facepe lançam 2ª edição do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal em Pernambuco
Na data que celebramos o Dia do Estudante, 11 de agosto, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) divulgaram a segunda edição do edital do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal (PIBIC Júnior). As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro de 2025.
O edital, que vai ofertar 50 bolsas de iniciação científica de R$300,00, é exclusivo para os estudantes do ensino médio da rede pública de Pernambuco. Para participar, os estudantes devem ter Registro de Pescador Profissional (RGP) ou possuírem parente em linha reta ou colateral/responsável com RGP. Além disso, os projetos devem ser submetidos por professores de Instituições de Ensino Superior (IES), em parceria com docentes da rede pública estadual do ensino médio.
Os projetos devem abordar temas como o papel das mulheres pescadoras, os territórios tradicionais de pesca, a cadeia produtiva, a cultura e a história da pesca artesanal. Também são incentivadas pesquisas voltadas à segurança alimentar, aos impactos socioambientais, à gestão comunitária da pesca e às políticas públicas destinadas a essas populações.
Jovem Cientista da Pesca Artesanal
Parte integrante do Programa Povos da Pesca Artesanal, a iniciativa Jovem Cientista da Pesca Artesanal foi criada pelo Decreto Federal nº 11.626 de 2023 e abrange uma série de ações interligadas, incluindo extensão pesqueira, cadeia produtiva, formação, gênero, cultura, segurança alimentar, educação, justiça climática, turismo de base comunitária e combate ao racismo ambiental.
O Jovem Cientista da Pesca Artesanal já é uma realidade nas escolas brasileiras, totalizando cerca de 400 projetos de pesquisa, de 9 estados, financiados pela Secretaria Nacional da Pesca Artesanal (SNPA) do MPA.
Para acessar o edital clique aqui.