Sobre a Rede Renocrim
O que é a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas – RENORCRIM?
Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim) é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria De Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), com o objetivo de criar um ambiente propício para a integração e cooperação entre as unidades federativas, no esforço conjunto de combate ao crime organizado.
Qual o objetivo?
A Renorcrim visa potencializar as unidades especializadas das Polícias Judiciárias Civis, estabelecendo, de forma colaborativa, diretrizes, metodologias e operações coordenadas de enfrentamento às organizações criminosas, com vistas, principalmente, à sua desestruturação e descapitalização.
Os principais objetivos da Renorcrim incluem:
- Integração e Cooperação: Estabelecer um canal de comunicação eficiente de forma colaborativa entre as unidades de polícia judiciária, promovendo a troca de informações e estratégias, formulação de diretrizes, assim como compartilhamento de boas-práticas.
- Capacitação: Oferecer treinamento e suporte técnico para as unidades especializadas dos estados, garantindo que estejam preparadas para enfrentar os desafios impostos pelas organizações criminosas, principalmente, à sua descapitalização.
- Compartilhamento: Desenvolver e compartilhar informações, boas práticas e estratégicas que ajudem a identificar e desmantelar organizações criminosas.
- Ações Conjuntas: Planejar e executar operações integradas para desarticular redes de crime organizado e aumentar a eficácia das ações policiais.
Quem coordena a Rede?
A Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado (CGOI), dentro da estrutura da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Senasp é a unidade responsável pela coordenação executiva da Renorcrim.
Quais são os Eixos e Ações do Projeto?
Dentro do planejamento da Renorcrim existem 5 (cinco) Eixos principais, os quais, resumidamente, estão voltados para a Instituição da Renorcrim, a elaboração e disponibilização de Cursos, Seminários e Workshops, a entrega de equipamentos e soluções tecnológicas, o estabelecimento de diretrizes, protocolos e doutrinas de enfrentamento das organizações criminosas e, potencializar as unidades especializadas das Polícias Judiciárias Civis, estabelecendo, de forma colaborativa, diretrizes, metodologias e operações coordenadas e, finalmente, a deflagração de operações de repressão qualificada em face do crime organizado, com vistas a prisão de lideranças e descapitalização das organizações criminosas, de forma coordenada e sistêmica.
Quem compõe a Renorcrim?
As Unidades Especializadas no Enfrentamento das Organizações Criminosas das Polícias Judiciárias Civis dos estados e do Distrito Federal são integrantes da Renorcrim.
Estrutura Analítica:
Quais os Pilares estratégicos da Renorcrim?