Perguntas Frequentes
Quais os dias e horários de atendimento?
O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, com início às 8h e o encerramento às 22h, sendo que a última teleconsulta poderá ser agendada às 21h.
E aos sábados, com início às 8h e o encerramento às 18h, sendo que a última teleconsulta poderá ser agendada às 17h.
Como fazer o cadastro para ser atendido?
Ao clicar em Quero me inscrever no atendimento psicológico, o profissional será direcionado para que realize seu cadastro por meio de e-mail e senha, bem como, anexe cópia de sua carteira ou identidade funcional, cópia do termo de posse ou cabeçalho do contracheque a fim de que comprove ser profissional de segurança pública da ativa. Após a análise documental, receberá em seu e-mail de cadastro o link para agendar a teleconsulta.
O atendimento on-line é seguro?
A Resolução CFP nº 04/2020 determina o cumprimento do Código de Ética Profissional também no ambiente virtual. Além disso, os registros documentais e os prontuários dos atendimentos virtuais são mantidos em local sigiloso e privativo e o acesso a eles é restrito ao profissional e seu supervisor. Ficam à disposição do Conselho Regional de Psicologia, conforme a Resolução CFP nº 11, de 2018, para garantia da segurança do atendimento on-line.
Além disso, a plataforma utilizada no ESCUTA SUSP apresenta recursos especiais para garantia do sigilo e segurança de dados.
Quando o psicólogo pode quebrar o sigilo?
De acordo com o Artº 9 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional para proteger a intimidade das pessoas.
Entretanto, estabelece o dever de promover saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Sendo assim, pautando-se na busca do menor prejuízo, o psicólogo pode quebrar o sigilo profissional em situações que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.