Senad na Comissão de Narcóticos da ONU
Comitiva da Senad participa da 68ª sessão da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas entre 10 e 14 de março, em Viena, na Áustria. Votação de resoluções e debate de princípios para políticas públicas estão na pauta.
A política sobre drogas implementada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), será apresentada na 68ª sessão da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas (CND, sigla em inglês), o principal evento internacional do campo. A equipe da Senad, liderada pela secretária Marta Machado, busca avançar neste ano no debate e nas resoluções internacionais em três áreas: desenvolvimento alternativo sustentável, prevenção ampliada e redução de danos atrelada ao acesso a direitos e à perspectiva de justiça social. Esse tripé compõe a nova política sobre drogas que vem sendo construída desde o início de 2023 na Senad.
A Senad também leva à programação da 68ª Sessão seus “side events” estratégicos, com três mesas: duas estão previstas para terça-feira (11) e uma será realizada na quarta-feira (12). Veja a programação abaixo:
Agenda Senad na CND (Português)
CND
A CND é o organismo central de formulação de políticas sobre drogas dentro do Sistema das Nações Unidas. Além de adotar novas resoluções a nível global, a comissão é o principal espaço de discussão e análise sobre a situação mundial das drogas, com programação extensa de eventos paralelos temáticos, exposições e reuniões entre gestores públicos, sociedade civil e especialistas de todo o mundo. Nesse contexto, os países têm a oportunidade de pautar o debate, apresentar suas políticas nacionais e avançar na cooperação internacional.