Notícias
CAPACITAÇÃO
Senasp abre 425 vagas para pós-graduação em políticas sobre drogas e em proteção de pessoas vulnerabilizadas
Foto: Banco de imagens
Brasília, 11/03/2025 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu inscrições para dois cursos de pós-graduação à distância voltados a profissionais da segurança pública. Uma das opções é em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e a outra é em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A primeira terá duração de 14 meses e 225 vagas. As inscrições estarão abertas até 28 de março. O curso é destinado a policiais militares, a policiais civis, a peritos da Polícia Técnico-Científica, a guardas municipais e a policiais rodoviários federais.
A pós-graduação em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas também terá duração de 14 meses e contará com 200 vagas. O período de inscrição segue até 30 de março. O curso é voltado para policiais militares, policiais civis, peritos da Polícia Técnico-Científica, bombeiros militares e guardas municipais.
Demais profissionais da segurança pública poderão concorrer às vagas remanescentes das duas pós-graduações.
Os cursos têm como objetivo aprimorar a formação com ferramentas atualizadas para o atendimento à população. A especialização em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas abordará aspectos sociais e jurídicos relacionados ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas, além da aplicação da legislação sobre drogas. Já a pós-graduação em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas se dedicará ao estudo das particularidades no atendimento a diferentes grupos, com abordagens que evitem a revitimização.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa, Michele dos Ramos, a garantia da segurança pública exige a compreensão das especificidades das diferentes realidades em que vive a população brasileira. “Em parceria com Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos [Senad], avançamos também na oferta de uma especialização em tema central para a segurança do país. Essas pós-graduações buscam fornecer conhecimento técnico e ampliar o intercâmbio entre os profissionais, especialistas e pesquisadores da segurança pública", destaca a diretora.