Notícias
CONSUMIDOR
Senacon participa da abertura da Semana Nacional de Educação Financeira
Foto: Ana Cl´´audia Menezes/ Senacon/MJSP
Brasília, 12/05/2025 – Começou, nesta segunda-feira (12), a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), com atividades presenciais, em Brasília (DF), e on-line. A cerimônia de abertura do evento, promovido pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (Fbef), ocorreu no Ministério da Educação e segue até domingo (18), com painéis, palestras e atividades práticas.
Neste ano, o tema central das atividades é Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes. O presidente da entidade, Alessandro Octaviani, falou sobre a necessidade de formar cidadãos mais preparados desde a infância. “Educar financeiramente é construir as bases de um país mais justo e sustentável”, afirmou.
O secretário Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous, destacou o papel da educação financeira como instrumento de proteção e cidadania. “Ao promover o conhecimento, garantimos que cada cidadão tenha condições de tomar decisões mais justas e conscientes no mercado de consumo.”
O primeiro painel do dia — Estratégia Nacional de Educação Financeira — tratou da inclusão da matéria no currículo escolar como forma de incentivar o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. O painel reforçou a necessidade de políticas públicas consistentes e articuladas para promover o tema em todo o território nacional.
Cursos gratuitos
Como parte da programação, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) está com inscrições abertas para três cursos gratuitos, todos com certificação da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) como membro do Fbef.
As formações visam promover o consumo consciente, a organização das finanças pessoais e a prevenção ao superendividamento — temas centrais da edição deste ano.
Os cursos disponíveis são:
- Educação Financeira em Cena
- Consumo de Crédito, Prevenção e Tratamento do Superendividamento
- Educação Financeira em Cena: Vida Financeira
As aulas são on-line e, ao final, os participantes receberão certificação emitida pela UnB. Os interessados podem inscrever-se diretamente pelo site da ENDC. Para o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral, “a educação financeira não é só sobre dinheiro — é sobre cidadania, autonomia e proteção contra abusos".
A iniciativa do Fbef reúne esforços de todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) com objetivo de conscientizar a população sobre o uso responsável do dinheiro e do crédito, além de fortalecer a cultura da educação financeira em todo o País. Veja a agenda das inciativas disponíveis.