Notícias

Reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública marca a semana do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ainda, houve aquisição inédita de binóculos de alta tecnologia para o programa VIGIA
Publicado em 08/10/2021 18h37
Reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública marca a semana do Ministério da Justiça e Segurança Pública.jpeg

Brasília, 08/10/2021 — Esta semana, o ministro Anderson Torres participou da reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública. Em Palmas (TO), Torres apresentou aos secretários e ao governador do estado, Mauro Carlesse, algumas ações realizadas pelo Ministério. Após a reunião, o ministro Anderson Torres participou da inauguração da Cidade da Polícia Civil e da entrega de viaturas e equipamentos adquiridos com recursos repassados pelo governo federal.

Programa VIGIA

Para reforçar o trabalho dos policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) adquiriu binóculos que utilizam tecnologia térmica avançada, com detecção de pessoas e veículos a até oito quilômetros de distância.

Força-Tarefa SUSP

A Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado do MJSP deflagrou, esta semana, a Operação Totoró, para cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva contra investigados suspeitos de integrarem organização criminosa com atuação nos municípios de Currais Novos, Caicó e Florânia (RN). Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, seis pessoas foram presas preventivamente e uma foi autuada em flagrante, além da apreensão de drogas e balança de precisão.

Consumidor

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou as empresas do Grupo Facebook para apurar a falha de serviço ocorrido esta semana, e que causou prejuízos a usuários e consumidores das redes sociais. A notificação foi enviada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Aprimoramento

Ainda esta semana, foi realizado o 1º Seminário Nacional sobre Aeronaves na Promoção da Redução de Oferta de Drogas e Segurança Pública. Em debate, ações sobre o uso de aeronaves em missões e operações.

Capacitação

O MJSP capacitou mais de 10 mil profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) nos cursos Condutores de Veículos de Emergência e Atualização de Condutores de Veículos de Emergência.

Sistema Penitenciário

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) completou 37 anos, desempenhando importante papel no combate ao crime organizado de e no fomento de políticas penitenciárias, além de administrar presídios federais.

Combate ao tráfico de drogas

Uma ação conjunta que envolveu a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) apreendeu 470 quilos de cloridrato de cocaína escondidos. O material estava no assoalho de uma carreta bitrem, que estava carregada com caroços de algodão, na região central de Goiás. A apreensão representa prejuízo ao crime de cerca de R$ 85 milhões.

Ainda esta semana, a Polícia Federal (PF), com apoio da Receita Federal, apreendeu grande quantidade de drogas em contêineres no Porto do Rio de Janeiro. No âmbito da Missão Redentor, foram localizadas cerca de cinco toneladas de cocaína dentro de caixas de sabão em pó, no interior de contêineres.

Assistência

A Fundação Nacional do Índio (Funai) alcançou a marca de 1 milhão de cestas básicas entregues a indígenas de todo o país desde o início da pandemia. São cerca de 23 mil toneladas de alimentos distribuídas a mais de 200 mil famílias indígenas. 

Justiça e Segurança