Notícias
CAPACITAÇÃO
Respad: primeira turma conclui capacitação para operações integradas em cenários de desastres
Pela primeira vez, todas as 27 Unidades da Federação participaram de um curso de formação unificado, que contou com 42 bombeiros. Foto: Everton Ubal/MJSP
Brasília, 03/11/2025 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), celebrou, na última sexta-feira (31), em Brasília, a formatura da primeira edição do Curso Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). A iniciativa simboliza um marco histórico na capacitação de bombeiros militares especialistas na coordenação de operações integradas em cenários de desastres no Brasil.
Intitulados como Turma Precursora, 42 bombeiros concluíram a capacitação. Pela primeira vez, bombeiros militares dos Corpos de Bombeiros dos 26 estados e do Distrito Federal se reuniram em um curso de formação unificado, representando as 27 Unidades da Federação.
Uma das ações de destaque durante a formação foi o simulado prático de atuação integrada, realizado entre os dias 30 e 31 de outubro. A atividade envolveu uma situação complexa de desastre natural, com gabinete de crise montado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), e contou com apoio operacional da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro, do Batalhão de Operações Especiais da PMDF (BOPE) e, especialmente, dos Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), que disponibilizou estrutura e efetivo para a execução do exercício.
A capacitação é resultado direto da cooperação entre a Senasp e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGCBM/LIGABOM). O treinamento foi sediado na Academia do CBMDF, com suporte administrativo da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Senasp.
Durante 80h de imersão intensiva, os participantes receberam instruções em temas estratégicos, como georreferenciamento e mapeamento de desastres, planejamento operacional, logística, Sistema de Comando de Incidentes (SCI), comunicação crítica e procedimentos de descontaminação em acidentes com produtos perigosos.
O diretor da Diopi, Rodney da Silva, informou que para 2026 estão previstas duas novas edições do curso, ampliando o alcance e a formação de novos gestores especialistas em todo o País. Ele acompanhou o simulado e destacou a relevância estratégica da iniciativa, ressaltando o fortalecimento da capacidade nacional de resposta integrada a desastres.
“O Respad é um projeto estruturante e integra o esforço nacional de fortalecimento da política de segurança pública e defesa social, contribuindo para consolidar uma rede integrada de resposta às emergências e desastres no território brasileiro”, disse.
O encerramento do curso contou ainda com a presença do comandante-geral do CBMDF, coronel QOBM A. Barcelos; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e presidente da LIGABOM, coronel QOBM Washington Luís; e de representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reforçando o caráter federativo e interinstitucional da iniciativa.