Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
RedeMAIS: Terracap adere a programa de geomonitoramento via satélite do MJSP
MJSP e Terracap formalizaram o ingresso da empresa pública à RedeMAIS. Foto: Ricardo Medeiros/MJSP
Brasília, 14/08/2025 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) formalizaram o ingresso da empresa pública à RedeMAIS. O termo de adesão foi assinado pelo secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, e pelo presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). Com a formalização, a companhia passará a ter acesso a plataformas, serviços e dados geoespaciais, além de imagens provenientes do MJSP e de parceiros.
Essas informações vão contribuir para a fiscalização e ordenamento da ocupação e uso do solo no Distrito Federal; a preservação e a melhoria do meio ambiente; e a garantia da regularidade do patrimônio fundiário. Em contrapartida, a Terracap fornecerá ao ministério dados pertinentes à sua área de atuação.
A RedeMAIS já conta com a participação de mais de 110 mil usuários e 620 instituições públicas federais, estaduais e municipais. A iniciativa faz parte do Programa Meio Ambiente Integrado e Seguro — Brasil MAIS, um projeto estratégico do MJSP que possibilita o combate e o monitoramento de crimes e desastres ambientais por meio de imagens de satélite de alta resolução.
Esse é o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do País. Ele fornece imagens diárias de todo o território nacional produzidas por satélite e emite alertas automáticos para crimes ambientais como desmatamento, garimpo ilegal, incêndios e plantio de culturas ilícitas.
O programa é financiado pelo Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e da Polícia Federal.
Para mais informações, acesse a plataforma do Programa Brasil MAIS.