Notícias
POLÍTICA SOBRE DROGAS
Pronasci Juventude promove ações culturais e parcerias estratégicas no Rio de Janeiro e em Salvador
A iniciativa tem como objetivo fortalecer vínculos entre essa parcela da população com a própria comunidade por meio da arte, da cultura e do diálogo com instituições parceiras.
Brasília, 25/07/2025 – Moradores de 15 a 24 anos de bairros periféricos do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA) participaram, de segunda-feira (21) a quinta-feira (24), de atividades promovidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude. A iniciativa tem como objetivo fortalecer vínculos entre essa parcela da população com a própria comunidade por meio da arte, da cultura e do diálogo com instituições parceiras.
Em Salvador, foram ministradas aulas e oficinas sobre cultura, identidade e formação para a vida, desenhadas especialmente para cada contexto. O programa do Governo Federal contou com a parceria de instituições comunitárias, como a Casa de Maria Felipa e o Centro Cultural Mamulengo. Nos bairros Arenoso e Nordeste de Amaralina, na capital baiana, foram promovidas oficinas de grafitti e fotografia; em Fazenda Coutos, as aulas foram de percussão; na Liberdade, de dança hip-hop; e em Paripe, oficinas de arte-pedagogia.
Já no Rio de Janeiro, a equipe nacional do Pronasci Juventude participou da Oficina da Iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O encontro reforçou a parceria entre as instituições na promoção de inclusão socioprodutiva, escuta e proteção para adolescentes e jovens das periferias.
“O eixo de inclusão socioprodutiva do Pronasci Juventude é visto pela equipe nacional como um dos mais necessários, porque dialoga muito com o público prioritário do programa. Isso garante que o processo de inclusão esteja alinhado com os desejos e as realidades dos jovens nos territórios, respeitando sua autonomia e visibilidade”, disse o coordenador adjunto do Pronasci Juventude, Eliel Silva.
A oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef, Joana Fontoura, reforça o papel dessa articulação. “A parceria com o Pronasci é fundamental para fortalecer políticas públicas nos territórios, garantindo a sua sustentabilidade, e que potencializar as oportunidades para que o público-alvo do programa, que são jovens e adolescentes das favelas, tenham vidas livres da violência”, concluiu Joana.
Ainda no Rio de Janeiro, a turma de Comunicação Visual de Manguinhos visitou o Museu da Maré, em uma imersão na história e ancestralidade do território. Os jovens da Penha, do Alemão, da Esperança e do Rubens Vaz participaram de oficinas de dança urbana, poesia falada, comunicação popular e artes visuais, atividades que promovem o protagonismo juvenil e ampliam espaços de expressão criativa.