Notícias
POLÍTICA SOBRE DROGAS
Pronasci Juventude chega a Brasília com formação das equipes territoriais no IFB
As equipes territoriais começaram a alinhar os próximos passos do trabalho que será feito com cerca de 500 jovens, em cinco regiões administrativas do Distrito Federal.
Brasília, 04/08/2025 - O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude iniciou oficialmente no Distrito Federal (DF) com a formação das equipes. O encontro reuniu 45 pessoas — entre educadores e líderes comunitários — que começaram a ser preparadas para atuarem na implementação do programa no Distrito Federal. A abertura dos trabalhos ocorreu na sexta-feira (2), na sede do Instituto Federal de Brasília (IFB).
As atividades seguiram com dinâmicas de integração entre os participantes e com a formação específica sobre o Pronasci Juventude. Por fim, as equipes territoriais começaram a alinhar os próximos passos do trabalho que será feito com os jovens nos territórios. No Distrito Federal, o programa vai beneficiar cerca de 500 pessoas, em cinco regiões administrativas: Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, São Sebastião e Sobradinho. As ações do Pronasci Juventude são voltadas a jovens de 15 a 24 anos.
Na abertura do encontro, a titular da Senad, Marta Machado, destacou que essa é uma resposta concreta do Estado brasileiro às desigualdades enfrentadas em comunidades historicamente negligenciadas. Ela estava ao lado da reitora do IFB, Veruska Machado, e do presidente do Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Capelli.
“As vulnerabilidades acabam empurrando os jovens para o mercado ilícito. E o Pronasci Juventude é o Estado dizendo: você não está sozinho. É um projeto que oferece educação, cidadania e reconstrução de projetos de vida”, afirmou Marta.
Durante o encontro, a coordenadora-geral do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, e o coordenador adjunto da iniciativa, Eliel Silva, apresentaram o programa às equipes. Também participou o coordenador do Pronasci Juventude em Brasília, André Rodrigues. “Estamos felizes com a chegada do projeto na capital para transformar a realidade de jovens nas periferias e atender pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e racial. A gente entende que toda nossa trajetória formativa e profissional nos trouxe até aqui”, afirmou Rodrigues.
Pronasci Juventude
A iniciativa é uma política do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Senad é a pasta responsável pelo andamento do programa nacional, que tem como foco a prevenção à violência e à entrada de jovens no mercado ilícito, promovendo alternativas baseadas na educação, na cidadania e na inclusão socioprodutiva. O Pronasci Juventude vai beneficiar 4 mil jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social em todo o País. Fazem parte do grupo de prioridade a população que está fora da escola e do mercado formal de trabalho no Amazonas (AM), na Bahia (BA), no Distrito Federal (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).