Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Projeto Integra inicia distribuição de equipamentos para as Polícias Civis de todo o País
A Senasp inicia a distribuição dos kits do Projeto Integra para as Polícias Civis em todo o País. O objetivo é fortalecer e ampliar a infraestrutura das corporações. Foto: Jamile Ferraris/MJSP
Brasília, 14/08/2025 – As Polícias Civis das 27 unidades da Federação começaram a receber, nessa quarta-feira (13), os kits de equipamentos do Projeto Integra, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cada corporação receberá uma licença do software, um dispositivo de armazenamento de dados e quatro estações de trabalho, que devem ser instalados em uma sala exclusiva. A distribuição será escalonada e seguirá a ordem de assinatura do acordo de adesão com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Para ter acesso aos equipamentos e iniciar de imediato a utilização deles, cada estado e o Distrito Federal precisou aderir ao programa e concluir as etapas de capacitação. O objetivo é ampliar a efetividade das investigações com o auxílio de soluções tecnológicas fornecidas pelo MJSP. Os itens poderão ser doados às unidades da Federação participantes ao término da vigência do acordo.
O secretário da Senasp, Mario Sarrubbo, disse que “o Projeto Integra representa um marco para a cooperação federativa, possibilitando que as forças policiais contem com infraestrutura moderna e integrada para desarticular organizações criminosas em todo o território nacional.”
Projeto Integra
Instituído pela Portaria nº 615/2025, o Projeto Integra é vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). Ele é dividido em três eixos principais: aquisição, fornecimento e entrega de equipamentos e soluções tecnológicas; capacitação, nivelamento e apoio técnico; e cadastro e acesso de usuários dos entes Federativos. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Senasp.
A iniciativa se propõe a fortalecer a capacidade investigativa das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal no combate às organizações criminosas, por meio da custódia compartilhada de equipamentos e soluções tecnológicas avançadas para desbloqueio, extração, análise e armazenamento de dados de dispositivos móveis (como celulares, notebooks), além da capacitação dos servidores responsáveis pela utilização dessas ferramentas.
“As soluções disponibilizadas serão utilizadas prioritariamente em investigações voltadas ao enfrentamento do crime organizado, mediante prévia autorização judicial, reforçando a atuação das polícias judiciárias em investigações complexas”, explica Sarrubbo.
Enfoc
O Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) consiste em um conjunto de ações para promover o entendimento sistêmico das organizações criminosas, promover a valorização dos profissionais da segurança pública e fortalecer a atividade de inteligência das instituições a fim de desarticular e descapitalizar os grupos que atuam na ilegalidade.