Notícias

Profissionais do país debatem ensino e pesquisa em segurança pública

Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza o 1º seminário internacional de editores e pesquisadores na área, com a participação de mais de 1,2 mil profissionais
Publicado em 24/11/2021 14h03 Atualizado em 24/11/2021 14h07
Profissionais do país debatem ensino e pesquisa em segurança pública.png

Brasília, 24/11/2021 – O 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, começou nesta quarta-feira (24). Mais de 1.200 profissionais da área participam de forma presencial e on-line do evento, que acontece em Brasília, até o dia 26.

O evento é promovido pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP e tem como foco o desenvolvimento e a consolidação de competências e habilidades necessárias para as práticas de pesquisa em segurança pública, além do conhecimento de práticas internacionais para o desenvolvimento de estudos científicos; a modernização de pesquisa e a atualização de temas da área para editores, pesquisadores e suas equipes no processo de comunicação científica, dentre outros relevantes à temática.

Sessenta trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da segurança pública serão apresentados durante o evento. Entre os temas destacam-se gestão, integração, articulação e governança; modernização e inovação tecnológica; violência e criminalidade; estudos de fronteira; valorização dos profissionais da segurança pública; políticas de segurança pública; práticas e inteligência em segurança pública.

Profissionais do país debatem ensino e pesquisa em segurança pública (2).png

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da Segen, Ricardo Magno, foram inscritos mais de 400 trabalhos de profissionais da segurança pública. “Tenho certeza de que os debates aqui desenvolvidos serão de fundamental importância para o fortalecimento da área de ensino e pesquisa na segurança pública. Esse é um tema que o Ministério tem buscado levar para todo o Brasil. A capacitação e a pesquisa na nossa área são armamentos que nunca acabam a munição”, ressaltou o diretor durante cerimônia de abertura do seminário.   

Além de representantes de todas as regiões brasileiras, também participam do seminário agentes do Reino Unido. Eles abordam estratégias de combate ao terrorismo e o trabalho de contenção à falsificação de equipamentos utilizados pelas forças de segurança pública. 

O conteúdo programático do seminário pode ser acesso aqui.

Justiça e Segurança