Notícias
Profissionais de segurança pública são capacitados para salvamento em campo no Nordeste
Foto: Wagner Varela (Segen/MJSP)
Brasília, 10/08/2022 – Policiais militares e civis de Sergipe e de Pernambuco estão sendo treinados para aperfeiçoar o atendimento de emergência a profissionais de segurança pública vitimados em operações ou treinamentos. O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático – Nível Básico é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e está sendo realizado na Academia de Polícia Civil de Sergipe, em Aracaju, até quinta-feira (11).
A capacitação é ministrada por especialistas no atendimento pré-hospitalar tático do país, como médicos, enfermeiros e instrutores. Bem como, operadores e demais representantes das forças policiais que atuam no salvamento de profissionais vitimados no exercício da função ou em razão dele.
Na prática, os 36 policiais estão aprendendo a executar as manobras e procedimentos, que também podem ser usados em localidades que inviabilizam o atendimento de emergência.
Essa é a primeira vez que o Curso de APH Tático – nível básico é ministrado fora de Brasília. Na capital federal, já ocorreram três edições da capacitação desde o início deste ano, contemplando 116 profissionais.
Diretriz Nacional
Com carga horária de 30h/aula, o curso ocorre em conformidade com a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública, lançada pelo MJSP em julho deste ano. O documento baliza a uniformização de procedimentos, equipamentos, instrumentos e insumos pré-hospitalares empregados neste tipo de ocorrência.