Notícias

Profissionais de Segurança Pública do Acre serão capacitados em Atendimento Pré-Hospitalar Tático

Cursos serão subsidiados pela Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Publicado em 11/06/2021 11h38
banner_atendimentohospitalartatico_11062021.png

Brasília, 11/06/2021 Para auxiliar na estabilização de um ferido até a chegada de equipes médicas especializadas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), está capacitando 120 profissionais de segurança pública das fronteiras e divisas. O curso conta com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre. A abertura da 2ª edição aconteceu nesta quinta-feira (10), em Rio Branco. As aulas vão até 16 de junho, com outras duas edições.

Durante a capacitação será oferecido treinamento operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH – Tático) para empregar um conjunto de manobras e procedimentos emergenciais mínimos e necessários em si ou em outra pessoa, com objetivo de estabilizar o ferido até a chegada de equipes especializadas para um atendimento médico-hospitalar adequado.

“O tratamento imediato das vítimas, a prevenção de novos feridos e o cumprimento da missão são os principais pontos positivos evidenciados no curso”, ressalta o secretário-adjunto da Seopi, Bráulio do Carmo Vieira de Melo. 

O treinamento contará com uma carga horária de 20 horas/aula, distribuídas entre as disciplinas de controle de sangramento massivo, ventilação e controle das vias aéreas, manutenção da respiração, prevenção da hipotermia, além de outras manobras clínicas emergenciais relacionadas aos primeiros atendimentos. 

Serão capacitados policiais militares, civis, federais e rodoviários, que atuam em regiões de fronteiras ou divisas pela Operação Hórus, do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas da Seopi. 

As instruções serão ministradas, de forma integrada, por profissionais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da Policia Civil do Paraná (TIGRE-PCPR), da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e da Polícia Militar do Acre (PMAC).

 

Justiça e Segurança