Notícias
Profissionais de segurança pública de Belo Horizonte participam do curso de atendimento à mulher vítima de violência
Brasília, 26/09/2022 – Como forma de prevenir e combater a violência contra a mulher, o Ministério da Justiça e Segurança Pública está levando conhecimento técnico para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Entre os dias 26 e 30 de setembro, a 17ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar acontece em Belo Horizonte (MG). A próxima edição será em João Pessoa, entre 17 e 21 de outubro.
Nesta semana serão capacitados 50 profissionais entre bombeiros militares, guardas municipais, policiais civis, militares e penais. Na oportunidade, eles aprenderão sobre como lidar com a vítima, acolher e prestar todas as orientações pertinentes ao caso para evitar a revitimização da mulher.
Desde a primeira edição do curso, em 2021, 805 profissionais do Susp já foram qualificados. O curso já passou pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Boas práticas
No Rio Grande do Norte, após o curso, foram desenvolvidos dois documentos com orientações importantes para a vítima que realizou a denúncia. São eles: o Plano de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e o Guia Prático de Proteção Tecnológica à Mulher. Este último, inclusive, tem dicas para checar se há aplicativos espiões nos celulares das vítimas.