Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Policiais do Amazonas participam de curso de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Foto: Victor Levy/SSP-AM
Brasília, 22/05/2025 – Policiais civis e militares do Amazonas (AM) participam da 9ª edição do Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. As aulas começaram na segunda-feira (19) e seguem até sexta-feira (23), no Centro Integrado de Comando e Controle, em Manaus. A capacitação integra a programação da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo é capacitar os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para desenvolver e apoiar ações articuladas destinadas à prevenção e à repressão de casos de agressões e criminalidade que envolvam jovens.
A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (AM). A turma é composta por 42 policiais civis e militares.
Segundo a coordenadora de Ensino a Distância da DEP, Tainara Leiria da Silveira, o curso tem como finalidade fortalecer a atuação técnica e humanizada dos agentes. Para ela, a iniciativa representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais de segurança pública do Amazonas.
“Trata-se de uma ação do MJSP que visa uma segurança pública mais preparada e comprometida com a proteção integral de crianças e adolescentes e com a defesa dos direitos humanos”, declarou Tainara.
A formação tem carga horária de 40 h/a e as disciplinas previstas abrangem temas como direitos humanos e aspectos históricos dos direitos de crianças e adolescentes; perspectiva jurídica no atendimento às crianças e aos adolescentes; aspectos do desenvolvimento infantojuvenil; escuta protegida; rede de atendimento; e crime contra crianças e adolescentes praticados na internet.
A capitã da Polícia Militar do Amazonas e coordenadora do curso, Thiemmy Brito, chamou a atenção para o fato de que a capacitação ocorre durante o Maio Laranja, uma campanha nacional de combate à violência e à exploração sexual de jovens. “É uma capacitação técnica e sensível pelo fato de cuidarmos e atendermos crianças e adolescentes em vulnerabilidade”, disse.
A expectativa da capacitação também é padronizar procedimentos no atendimento e fortalecer a rede formada pelos órgãos do Susp no enfrentamento à violência contra esse público.
“A ideia é socializar o conhecimento e ouvir também as partes, como elas estão atuando no dia a dia e, com isso, fazer uma reflexão sobre como a proteção pode ser cada vez mais qualificada e alcançar mais crianças e adolescentes na proteção integral”, declarou uma das professoras do curso, a psicóloga Maria Luiza Moura Oliveira.