Notícias
CAPACITAÇÃO
Policiais civis participam de curso de investigação financeira e análise patrimonial no Rio de Janeiro
Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial, no Rio de janeiro (RJ), capacita policiais civis com técnicas para fortalecer o combate ao crime organizado no Brasil. Foto: divulgação/ PC/RJ
Brasília, 23/06/2025 - Policiais civis de 25 estados e do Distrito Federal participam da 5ª edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (Cifap). Durante duas semanas, eles debaterão técnicas de fortalecimento e de enfrentamento ao crime organizado no Brasil. O curso teve início nesta segunda-feira (23) e segue até 4 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).
A capacitação tem carga horária de 80 h e é promovida pelas Diretorias de Ensino e Pesquisa (DEP) e de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O curso oferece conhecimentos para a identificação e o combate a crimes como a lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas. A programação combina aulas teóricas e atividades práticas, capacitando os participantes a rastrearem ativos ilegais, analisarem documentos financeiros e utilizarem tecnologias de análise de dados, ferramentas fundamentais para desarticular organizações criminosas e promover a recuperação de ativos.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP), Michele dos Ramos, a iniciativa fortalece não apenas o compartilhamento de conhecimentos, de informações e de boas práticas, mas também o fortalecimento da atuação em rede dos profissionais.
"O intercâmbio de aprendizados e a atuação em rede são fundamentais para o fortalecimento da integração necessária ao enfrentamento do crime organizado, que representa hoje um dos maiores desafios da segurança pública e da democracia brasileira", informa Michele dos Ramos.
O curso oferece conhecimentos essenciais para a identificação e o combate a crimes como a lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas. “A proposta do Cifap é qualificar ainda mais as forças de segurança pública para sufocar financeiramente as organizações criminosas, atingindo suas bases econômicas e impedindo a continuidade de suas operações”, destaca o diretor da Diopi, Rodney da Silva.
O curso ocorre nas dependências da Escola de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo a diretora da instituição, Carolina Salomão Albuquerque, a parceria é fundamental para aprimorar o trabalho investigativo das polícias judiciárias, que está alinhado com as modernas técnicas de enfrentamento à criminalidade organizada, atuando justamente na desarticulação financeira.
“É uma satisfação contribuir para o aperfeiçoamento não apenas dos policiais do Rio de Janeiro, mas também de profissionais de outras unidades da Federação e de instituições parceiras, fortalecendo a integração entre as forças de segurança pública”, afirma Carolina.