Notícias
CAPACITAÇÃO
Policiais civis e federais e membros do Ministério Público participam de curso de investigação financeira
Foto: Everton Ubal/MJSP
Brasília, 14/04/2025 - Quarenta alunos, entre policiais civis das delegacias especializadas de 21 unidades da Federação integrantes da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), agentes da Polícia Federal e membros Ministério Público, participaram da terceira edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (Cifap). A capacitação ocorreu de 31 de março a 11 de abril, em Brasília (DF).
Os profissionais de segurança pública tiveram a oportunidade de aperfeiçoar técnicas para identificar, rastrear e analisar fluxos financeiros ilícitos; compreender estruturas de ocultação patrimonial; e aplicar metodologias eficazes na investigação criminal, em especial em lavagem de dinheiro. O objetivo é aumentar a capacidade de recuperação de ativos e a eficiência das investigações criminais.
A certificação foi promovida pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o diretor da Diopi, Rodney da Silva, além de fortalecer as investigações, o curso visa combater de forma mais efetiva a criminalidade financeira, um dos pilares do crime organizado. Os ensinamentos buscam não só a punição, mas o desmonte das estruturas que sustentam atividades ilícitas no Brasil.
“Investir no Cifap e na qualificação dos servidores reforça as estratégias da Senasp no enfrentamento ao crime organizado, desarticulando e descapitalizando as organizações criminosas, enfraquecendo a sua estrutura e fortalecendo a recuperação de ativos no Brasil”, ressalta Rodney da Silva.