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Polícia Civil do Amapá recebe a Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ferramenta funciona 24 horas por dia e permite ao cidadão registrar ocorrências sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia de polícia
Publicado em 31/03/2021 15h34
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Brasília, 31/03/2021 - A partir desta quarta-feira (31), começa a funcionar no estado do Amapá a Delegacia Virtual (Devir) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, e disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) para registro de boletins de ocorrência via internet, 24 horas por dia. O projeto soma-se ao esforço do governo federal de modernização para ofertar mais um serviço digital à sociedade. A novidade estará disponível por meio da integração do sistema nacional com os sistemas estaduais. Já estão em funcionamento as delegacias virtuais do Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Roraima.

A Polícia Civil do Amapá já utiliza o módulo Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) do MJSP para registro de Boletim de Ocorrência e, com o lançamento da Devir, o cidadão contará com uma ferramenta que ofertará mais serviços no momento do registro de boletins, além da possibilidade de acompanhamento do BO no próprio sistema. A mudança ocorre principalmente para trazer uma maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para a comunicação de ocorrências de forma digital. Atualmente, os policiais que atuam na Delegacia Online recebem os registros, digitam novamente o relato das vítimas e posteriormente lançam no sistema PPE. Com a Devir, esses registros serão automáticos. Por enquanto, a solução pode ser utilizada para comunicar roubo, furto, extravios e crimes de menor potencial, como ameaça, calúnia, injúria, difamação e estelionato, mas poderá também abranger outros tipos de crimes. A solução possibilita realizar customizações e inclusões de novos tipos de comunicação de ocorrências, atendendo às necessidades de cada unidade federativa, inclusive de forma temporária, como por exemplo, durante a pandemia de Covid-19.

Como acessar

Para fazer o registro de um BO, o usuário deve acessar o site da Polícia Civil, ou o link da Delegacia Virtual e selecionar o estado do Amapá. O usuário é encaminhado para uma página com orientações gerais sobre o uso da ferramenta. Ao prosseguir, são dadas as opções da ocorrência que deve ser escolhida. É necessário preencher os dados conforme as perguntas que vão sendo feitas na página.

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