Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Pesquisa das Guardas Municipais tem prazo prorrogado para 7 de março
Foto: Banco de imagens
Brasília, 05/02/2025 - O prazo para os municípios participarem da Pesquisa Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais foi prorrogado para 7 de março. Os resultados do levantamento vão contribuir para o planejamento de políticas públicas voltadas à corporação e ao fortalecimento de estratégias de prevenção à violência e à criminalidade. As informações coletadas também servirão como base para a produção de estudos e oferecerão suporte aos gestores públicos.
No primeiro momento, o pré-cadastro deve ser feito por representantes dos municípios. Após essa etapa, serão enviados um novo link e uma senha para que os comandantes participem da segunda fase do diagnóstico. O levantamento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Viçosa.
A diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), da Senasp, Isabel Figueiredo, destaca a importância da participação ativa dos municípios no levantamento. “A adesão dos gestores é essencial para mapear os desafios enfrentados pelas Guardas Municipais e identificar soluções que aprimorem suas capacidades operacionais e administrativas”, afirma.
A pesquisa tem papel estratégico na consolidação de políticas públicas e é uma oportunidade de conhecer a realidade dessa corporação. “Com base nas informações coletadas, poderemos estruturar ações mais assertivas e baseadas em evidências, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública nos municípios brasileiros”, destaca a diretora.
De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2023, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5.570 municípios brasileiros, 1.322 têm Guarda Municipal.