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Parceria entre Secretaria Nacional do Consumidor e Febratel amplia acesso ao consumidor.gov.br
Brasília, 31/07/2020 - A partir de agosto, procons do Distrito Federal, de Sergipe, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul serão contemplados com a doação de computadores e mobiliários. A medida faz parte de uma parceria firmada entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel). O objetivo é ampliar o acesso da população ao Consumidor.gov.br, plataforma online administrada pela pasta que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.
Os computadores serão instalados na entrada dos Procons indicados pela Senacon e estarão conectados à internet. “A criação de “ilhas” de atendimento em algumas estruturas de ‘poupa tempo’ será uma oportunidade do consumidor conhecer a nossa plataforma e otimizar o tempo de atendimento na resolução de conflito com as empresas, evitando filas e aglomerações, ainda mais nesse período da pandemia”, afirmou o secretário nacional do consumidor, Luciano Timm. Ele ainda ressaltou que a medida contribui para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o consumidor.
O presidente executivo da Febratel, Marcos Ferrari, pontuou que o setor de telecomunicações tem um papel atuante no Consumidor.gov.br e detém o maior índice de resolução de demandas apresentadas pelos consumidores - um índice de 90,6%, acima da média.
Sobre o Consumidor.gov.br
A plataforma Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta, pela internet, entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo. O instrumento dispensa a intervenção individual do Poder Público na reclamação.
Atualmente, 78% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. A plataforma já registrou mais de 2,9 milhões de reclamações e conta com uma base de mais de 2,1 milhões de usuários cadastrados, além de mais de 800 empresas participantes, entre as quais grandes empresas dos setores de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, transporte aéreo e planos de saúde.