Notícias
INSTITUCIONAL
Parceria entre MJSP e MGI vai acelerar entrega de nova versão do Celular Seguro e do Projeto Hermes
A parceria terá 18 meses de duração e não prevê transferências de recursos entre as duas pastas (Foto: banco de imagens)
Brasília 11/08/2025 - Uma parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai acelerar a entrega de duas importantes iniciativas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): o Projeto Hermes — Inteligência Artificial para Atendimento de Chamados de Emergência e a nova versão do Celular Seguro.
O acordo faz parte do Programa Startup Gov.br, desenvolvido pelo MGI para apoiar e dar agilidade a projetos estratégicos de transformação digital do Governo Federal. A formalização dos projetos foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (11). A parceria terá 18 meses de duração e não prevê transferências de recursos entre as duas pastas.
O Projeto Hermes é uma iniciativa inovadora de transformação digital que utilizará inteligência artificial (IA) para automatizar a transcrição e o processamento das informações durante chamadas de emergência (como 190 e 193). Isso vai permitir, por exemplo, que os atendentes se concentrem na interação com o solicitante, possibilitando um atendimento mais humano.
O objetivo é melhorar a eficiência do atendimento de emergências, reduzir erros e salvar vidas. Com a ajuda da tecnologia é esperada uma redução de 50% no tempo de atendimento das mais de 183 milhões de chamadas anuais para os números 190 e 193 em todo o Brasil. Além disso, o uso de IA possibilitará o aumento da quantidade de informações registradas por ocorrência.
Para o secretário Nacional de Segurança Pública, do MJSP, Mario Sarrubbo, o apoio do MGI é fundamental para acelerar entregas necessárias à sociedade. “Proteger a vida exige constante aprimoramento de todos os recursos do Estado brasileiro. O Projeto Hermes representa um novo patamar no atendimento pelos sistemas 190 e 193, com maior tecnologia e menor tempo de resposta”, afirma Sarrubbo.
O projeto vai representar um avanço significativo na gestão da segurança pública, promovendo a melhoria na prestação de serviços, a agilidade nas respostas operacionais, a mitigação de falhas humanas, a triagem qualificada de ocorrências e a geração de dados estratégicos para formulação de políticas públicas eficazes.
“Esses dois projetos são muito importantes para a sociedade, vão impactar a vida de milhões de pessoas. Por isso, foram selecionados para fazerem parte do Startup Gov.br”, afirma a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. “Vamos fornecer ao MJSP apoio técnico, ferramentas tecnológicas e orientação metodológica para agilizarmos essa duas entregas para a população brasileira”, complementa.
Nova versão do Celular Seguro
A parceria com o MGI também possibilitará o lançamento de uma nova versão do Celular Seguro, programa lançado pelo MJSP em dezembro de 2023. “Essa parceria reflete o reconhecimento da importância do Celular Seguro como política pública eficiente no combate aos crimes de roubo, furto e receptação de aparelhos celulares. A iniciativa certamente vai acelerar processos de melhoria do aplicativo, sobretudo em processos de integração das bases de dados com as unidades da federação”, destaca diretor do Celular Seguro André Leite.
O programa tem, atualmente, mais de 3 milhões de usuários. A plataforma tecnológica possibilita que o próprio cidadão possa comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários e de instituições financeiras parceiras do programa.
Entre as novidades da nova versão do Celular Seguro que será desenvolvida com apoio do Startup Gov.br estão:
- Implementação da pré-validação cadastral para tornar mais eficiente os bloqueios resultantes dos alertas
- Desenvolvimento de módulos gerenciais para subsidiar as decisões dos gestores
- Integração das bases de boletim de ocorrência de todas as unidades da Federação para o Celular Seguro para fins de consulta IMEI
Startup Gov.br
O Startup Gov.br do MGI foi criado em 2021 para dar apoio a órgãos do Governo Federal para viabilizar entregas qualificadas, de alto impacto e estratégicas em termos de transformação digital para o Estado. Atualmente, existem 29 startups dentro do portfólio de projetos do programa, além das 19 que já foram concluídas após alcançarem seus objetivos.