Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Trivium captura foragidos de alta periculosidade no Espírito Santo e na Bahia
Ação das Polícias Militar e Civil do Espírito Santo e da Bahia é resultado de planejamento de inteligência com apoio do Ciberlab, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: MJSP
Vitória, 05/08/2025 – Forças de segurança do Espírito Santo (ES) e da Bahia (BA) cumpriram 32 mandados de prisão de foragidos da Justiça, condenados por crimes graves como homicídio, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e roubo.
A Operação Trivium foi deflagrada após levantamento de inteligência e intercâmbio de dados, com cruzamento de informações e monitoramento de alvos de alta periculosidade. O planejamento permitiu que as ações fossem feitas de forma simultânea em diversas regiões, aumentando o impacto da ação e a efetividade na captura dos foragidos.
A investigação teve o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), estrutura da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A iniciativa da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Espírito Santo contou com a atuação conjunta das Polícias Civil e Militar do Espírito Santo e da Bahia. A operação ocorreu simultaneamente em diversas cidades do estado capixaba e em Porto Seguro (BA).
A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a redução dos índices de violência e o fortalecimento da atuação interestadual no combate ao crime.