Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação policial no Amazonas prende foragidos de alta periculosidade
A Operação Convergência, no Amazonas (AM), resultou na prisão de 23 pessoas condenadas por homicídio, latrocínio, estupro de vulnerável, roubo e tráfico de drogas. As ações tiveram o apoio do MJSP. Foto: divulgação
Brasília, 25/07/2025 – A Operação Convergência, no Amazonas (AM), capturou 23 foragidos da Justiça considerados de alta periculosidade, procurados por crimes graves. A ação, que ocorreu na terça-feira (22) e na quinta-feira (24), tinha como alvo acusados de homicídio, latrocínio, estupro de vulnerável, roubo e tráfico de drogas. Entre os presos, estão condenados em regime fechado ou pessoas com mandados de prisão preventiva abertos.
A operação da Polícia Civil do Amazonas teve o apoio técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As diligências ocorreram em diversos bairros de Manaus e nos municípios de Maués e Coari. Durante as buscas, foram apreendidos diversos materiais ilícitos.
Os alvos foram escolhidos por meio de uma seleção feita a partir da análise de dados fornecidos pelos sistemas da Polícia Civil do estado, enriquecida com metodologias de busca ativa digital e técnicas de Inteligência de Fonte Aberta, aplicadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas. O Ciberlab é vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP.
A Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência e a Polícia Militar do Amazonas também participaram da operação. A integração de informações qualificadas possibilitou maior precisão na localização dos alvos e efetividade na execução dos mandados.
“A atuação do Ciber Inteligência se dá por meio da articulação com as forças policiais estaduais e aplicação de tecnologias de Ciber inteligência, promovendo a integração de dados e fortalecendo a efetividade das ações policiais em todo o País”, destaca o diretor da Diopi Rodney da Silva.
A Operação Convergência é uma iniciativa integrada entre diversas unidades especializadas, com o objetivo de desarticular organizações criminosas e reduzir os índices de violência na capital amazonense. As investigações continuam, e novas fases da operação devem acontecer.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública reforça seu compromisso com a cooperação federativa e com o fortalecimento das capacidades investigativas das polícias civis no enfrentamento à criminalidade violenta e ao crime organizado.
Ciberlab
O Ciberlab é formado por policiais especializados em investigação de crimes praticados meio virtual, atuando, entre outras atividades, na produção e no envio de relatórios para as unidades policiais dos estados brasileiros e na transmissão de informações a outros países. Esses materiais têm apontamentos de indícios de autoria e materialidade de diversas modalidades de crimes cibernéticos.