Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Narke prende suspeitos por tráfico de drogas e bloqueia R$ 3,3 milhões no RN
Parte das drogas apreendidas na Operação. Divulgação/PCRN
Natal, 28/5/26 - Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Narke foi deflagrada na quarta-feira (27) em ação conjunta da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Polícia Penal. A ofensiva resultou na prisão de dez suspeitos — um deles em flagrante. A operação aconteceu nas outras 26 unidades da Federação.
Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de R$ 3,3 milhões em bens. As diligências ocorreram nos bairros de Nova Descoberta e Planalto, em Natal, e no município de Pau dos Ferros, no interior do estado.
Modus operandi
As apurações começaram após a prisão em flagrante de um suspeito, em janeiro de 2025. A análise de dados extraídos de celulares apreendidos permitiu identificar a atuação estruturada de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, com divisão de tarefas, hierarquia definida e intensa movimentação financeira ilícita.
Segundo os investigadores, o grupo era liderado por um suspeito que, mesmo preso, continuava comandando as atividades criminosas, incluindo ordens relacionadas ao tráfico de drogas, à compra de armas e à movimentação financeira da organização.
As diligências continuam para identificar outros envolvidos, aprofundar a análise financeira do grupo e ampliar a responsabilização penal dos integrantes da organização criminosa.
A população pode colaborar com informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
Armas e drogas no RS
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul também deflagrou a Operação Narke no estado, que resultou na prisão de duas pessoas, que formavam um casal, nesta quinta-feira (28). A apreensão ocorreu, em Canoas, onde localizaram um depósito de drogas e armas no bairro Azenha, em Porto Alegre.
Durante a ação, os policiais civis apreenderam um fuzil Colt calibre 5.56, duas pistolas importadas calibre 9mm, quatro revólveres calibre .38, além de mais de 2000 munições de diversos calibres, dentre eles 7.62, 5.56, .38 e 9mm. Também foram apreendidos mais de 900 comprimidos de êxtase, aproximadamente 10 quilos de cocaína e mais de 6 quilos de maconha.
Segundo o Delegado Ewerton Melo, a investigação identificou que os locais eram utilizados para armazenamento de armas de fogo e entorpecentes vinculados ao tráfico de drogas e à atuação de organização criminosa com atuação na Região Metropolitana.