Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação conjunta prende 30 suspeitos e apreende armas e drogas no Rio Grande do Norte
Objetivo da ação é intensificar o patrulhamento ostensivo e preventivo em áreas estratégicas do estado. Foto: Isaac Amorim/MJSP
Natal, 15/10/2025 – Com o objetivo de combater a atuação de organizações criminosas na Zona Oeste de Natal (RN), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação Território Seguro. A ação teve como foco 45 alvos e, até o momento, resultou na prisão de 30 pessoas. Também foram apreendidas armas e drogas.
A mobilização contou com o apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), e envolveu 83 equipes e mais de 330 profissionais. Dois helicópteros do governo estadual também atuam nas buscas, reforçando a integração e a capacidade operacional das forças de segurança.
O objetivo da iniciativa é intensificar o patrulhamento ostensivo e preventivo em áreas estratégicas, com foco na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança da população.
“A Operação Território Seguro marca um momento estratégico para consolidarmos a atuação conjunta das forças de segurança no combate às organizações criminosas”, destaca o diretor da Diopi, Rodney da Silva.
Segundo ele, a operação representa um espaço de troca de experiências, alinhamento de ações e fortalecimento da cooperação federativa, com foco na repressão qualificada e no uso de inteligência para a desarticulação do crime organizado.
“A ação desta quarta-feira reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto em defesa da sociedade”, completa o diretor.
A operação contou com a participação de diversas forças de segurança pública. Entre as unidades operacionais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), estiveram presentes o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam/AM) e o Regimento de Polícia Montada (RPMON). Também participaram equipes da Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Gaeco/MPRN).
Atuação da PRF
Durante a operação, a PRF intensificou a fiscalização de veículos e pessoas nas rodovias federais que cortam a Grande Natal, com o objetivo de garantir mais segurança no cumprimento de mandados de prisão e coibir a fuga de criminosos. A atuação contou com o suporte de equipes das Delegacias Regionais e do Comando de Operações Especiais (COE).
“A PRF mais uma vez cumpre seu papel constitucional de ser uma instituição de segurança pública e apoia toda iniciativa que venha a melhorar a vida da sociedade como um todo”, ressalta o superintendente substituto da PRF/RN, Paulo Cunha.